segunda-feira, 13 de agosto de 2012

VAMOS VALORIZAR O QUE É PRODUZIDO PELA GENTE?


VAMOS VALORIZAR O NOSSO?

No final de ano as empresas e as pessoas enviam brindes e presentes para pessoas que atenderam cordialmente. E se dessem produtos produzidos aqui no Espírito Santo?
O nosso artesanato é um ótimo presente. Hoje temos trabalhos e peças de alta qualidade sendo produzidas por artistas profissionais, como temos gente simples produzindo mais por prazer, objetos maravilhosos.
No interior uma produção crescente e de qualidade, de massas, pães e doces, com receitas que foram resgatadas dos primeiros imigrantes que aqui chegaram (africanos, alemães, italianos, pomeranos, libaneses, açorianos, suíços, portugueses e espanhóis). O nosso artesanato tem a presença dos índios, os primeiros donos das terras, mas que delas foram usurpados.
A hora para as pessoas que falam em empreendedorismo e em sustentabilidade, colocarem em prática o discurso bonito e cheio de charme, é chegada. Valorizar as iniciativas capixabas é dar mostras de que o discurso não apenas capta o momento atual em sua parte teórica, vai além das palavras, que muitas vezes se perdem ao vento.
Quem percorre o interior e se tiver um pouco mais de atenção, verá e enxergara qualidade na produção de nossa cachaça, no nosso vinho artesanal. Um setor onde avançamos foi com relação a nossa maior riqueza econômica, do pontos de geração de trabalho e de renda, o café. Hoje temos a disposição cafés de altíssima qualidade, produzidos em estrutura familiar. A qualidade dos cafés do Espírito Santo ultrapassa as nossas fronteiras e está presente nas mesas mais exigentes. Mas aqui temos sendo comercializadas muitas marcas de qualidade. O tempo em que se dizia que o café bom era exportado e que bebíamos cafés de baixa qualidade, ficou lá no passado. Foi realmente uma realidade, que o tempo e a competência dos nossos cafeicultores deixaram no passado.
Aos interessados indico procurar o Sebrae, os escritórios do Incaper, o Senar, as Escola Família Agrícola do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e as Secretarias de Promoção Social das 78 prefeituras e do Governo do Estado, para terem os endereços dos nossos artistas e empreendedores.
Procurar o pessoal do Agroturismo, que é maneira que centenas de famílias de produtores rurais do nosso Estado para permanecerem no meio rural. Estamos no início de agosto e até dezembro há tempo de sobra para contratarem as encomendas/
Vamos valorizar o nosso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário