segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Violência em escolas e arredores cai 83% em Cachoeiro




Agentes da guarda municipal em palestra aos estudantes do ensino fundamental
O número de ocorrências policiais em escolas e proximidades apresentou queda de 83% em Cachoeiro de Itapemirim. Os dados são da prefeitura e correspondem aos registros de julho último, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Foi o mês com maior diferença nos dados de um ano para outro. Em julho de 2011 foram registradas 43 ocorrências, contra sete no mesmo mês neste ano.
A queda nos casos de violência coincide com a atuação do programa Ronda Escolar, criado pela prefeitura em abril do ano passado e conduzido pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef).
No aniversário de um ano do programa, outra queda significativa da violência: foram registradas em abril 32 ocorrências em 2011 e apenas 15 em 2012.
“Essa queda nos índices é fruto da atuação preventiva de nossas equipes. É um trabalho que está sendo muito bem visto pelas escolas e pela sociedade, e vamos aprimorar ainda mais”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson.
O Ronda Escolar integra hoje o Programa Acolher, lançado pela prefeitura de Cachoeiro e que envolve todos os projetos e programas coordenados nas várias secretarias municipais que trabalham no combate ao problema das drogas no município.
Ação educativa prevê teatro e capoeira
Dentro do programa Ronda Escolar a secretaria criou o projeto Prevenir e Educar, com palestras e ações educativas nas escolas. O programa está sendo ampliado e em breve vai contar também com apresentações com teatro de bonecos e aulas de capoeira.
As ações do programa Ronda Escolar e do projeto Prevenir e Educar são voltadas principalmente para as crianças e adolescentes da rede pública e privada em Cachoeiro e atuam sempre de maneira preventiva contra o tráfico de drogas. Para informar alguma ocorrência, as escolas devem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário