quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Wikileaks: a vez dos paraísos fiscais?


  18 DE JANEIRO DE 2011

Diretor de banco entrega a Assange dados de evasão de impostos que podem comprometer autoridades e multinacionais
“O homem comum precisa saber como funciona o sistema [que permite aos ricos e às grandes empresas livrar-se do pagamento de impostos]. Sei como ele funciona. Estive ali e conheço o dia a dia do negócio”. Com estas palavras, o suíço Rudolf Elmer, ex-diretor do banco Julius Balmer, entregou ontem, a Julian Assange, um vasto acervo arquivos eletrônicos que podem comprometer autoridades e grandes empresas.
O ato, celebrado no Front Club de Londres e aberto à imprensa, pode recolocar em foco um dos aspectos mais sombrios da globalização: os paraísos fiscais, territórios utilizados pelo grande capital e por grupos criminosos para ocultar operações ilegais e sonegar tributos. Elmer atuou num destes pontos. Entre 1995 e 2002 ele foi o responsável pelas operações do Balmer nas Ilhas Caiman. Desde então, procura debater com governos, universidades e centros de estudos econômicos maneiras de enfrentar tais “paraísos”. Criou um site pessoal dedicado ao tema. Mas enfrenta enormes obstáculos. Em 2005, a justiça suíça obrigou-o a cumprir 30 dias de cárcere, por revelar segredos bancários. No final do mês, deverá voltar a uma corte em seu país, sob idêntica acusação.
Elmer enxergou no Wikileaks uma forma de dialogar diretamente com a opinião pública. Embora o site de que Assange é referência tenha se notabilizado em 2010 por revelar relatórios diplomáticos norte-americanos, ele não se limita a isso. É uma plataforma protegida, na qual detentores de sigilos que incomodam o poder podem fazer revelações (veja nossa matéria). Antes de publicadas, as informações são verificadas exaustivamente, por uma equipe de redatores e um batalhão de voluntários. Por isso, Assange não quis adiantar nada, ontem, sobre o conteúdo dos arquivos que recebeu.
Os paraísos fiscais caracterizam-se por cobrar impostos reduzidíssimos sobre as operações financeiras lá realizadas; e por protegê-las de investigações. Existem há décadas, mais multiplicaram-se com a globalização financeira. Como são territórios minúsculos, com populações muito pequenas, mantêm padrão de vida elevado, mesmo tributando muito pouco. A luta contra eles cresceu em todo o mundo ao longo da última década. Movimentos como o ATTAC e o Tax Justice International passaram a questionar o motivo de as sociedades permitirem sua existência, quando sabe-se que suas finalidades básicas são acobertar atos ilegais. Na Biblioteca Diplô há um dossiêsobre eles.
Leia também:
  1. Entrevista com Assenge, fundador do Wikileaks
  2. Wikileaks: o que o Pentágono quer esconder
  3. Wikileaks: Lula desafia mídia a defender liberdade de expressão
  4. Letônia, a bola da vez
  5. Wikileaks e os arquivos secretos da guerra afegã
  6. No The Guardian, a guerra suja dos EUA
  7. Uma TV dos trabalhadores
  8. Apenas na velocidade dos dedos
  9. A China é o alvo dos EUA
  10. Blog dos Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário