terça-feira, 11 de setembro de 2012

15 de setembro: dia de revolta contra a Troika em Portugal


15 de setembro: dia de revolta contra a Troika em Portugal

No final de agosto, um grupo de cidadãos convocou para o dia 15 de setembro uma manifestação em Lisboa, contra a “austeridade que nos impõem e que nos destrói a dignidade e a vida”. O apelo de revolta contra a Troika, agora intensificado com as novas medidas de austeridade anunciadas sexta-feira por Passos Coelho, estendeu-se pelo resto do país e também já chegou ao Brasil.

Lisboa - No final de agosto, um grupo de cidadãos convocou para o dia 15 de setembro uma manifestação em Lisboa, porque “é preciso fazer qualquer coisa de extraordinário” contra a “austeridade que nos impõem e que nos destrói a dignidade e a vida”. O apelo de revolta contra a Troika, agora intensificado com as novas medidas de austeridade anunciadas sexta-feira por Passos Coelho, estendeu-se ao resto do país e também já chegou ao Brasil.

Na sexta-feira passada, o evento convocado pelo Facebook para a manifestação em Lisboa, já havia duas mil pessoas dispostas a participar. Em 24 horas o número cresceu para 9 mil e, neste momento, são já mais de 18.200 pessoas a confirmar a presença no protesto. Já a convocatória para a manifestação no Porto conta já com mais de 8.500 confirmações.

Para além de Lisboa e Porto, estão marcadas manifestações em Braga, na Guarda, em Coimbra, Loulé, Faro, Portimão, Vila Real, Covilhã e no Funchal.

Também no Brasil, em frente ao Consulado Português em Fortaleza, está convocada uma manifestação no dia 15, “para demonstrar a nossa indignação contra o que está ocorrendo no nosso querido Portugal!”, dizem os promotores.

Para quem não puder participar diretamente em nenhuma das manifestações também há um apelo para uma participação “em trânsito”. “Cole-se um cartaz à janela (de casa, do carro, no chapéu de sol na praia) com o slogan "Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas", sugere quem promove este evento.

“Se nos querem vergar e forçar a aceitar o desemprego, a precariedade e a desigualdade como modo de vida, responderemos com a força da democracia, da liberdade, da mobilização e da luta. Queremos tomar nas nossas mãos as decisões do presente para construir um futuro”, lê-se no apelo subscrito por um grupo de cidadãos e cidadãs de várias áreas de intervenção e quadrantes políticos.

No blogue www.queselixeatroika15setembro.blogspot.com encontram-se todas as convocatórias e o manifesto original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário