domingo, 9 de setembro de 2012

AGROTURISMO, ANO 20.



O agroturismo capixaba atinge 20 anos de vida, caminhada, trabalho, renda e bom exemplo do meio rural para centenas de famílias do estado e de todo Brasil. Venda Nova do Imigrante foi o berço do agroturismo, centenas de pessoas estiveram lá para verem como funcionava a maneira de se continuar produtor e produtora rural, sendo um vendedor ou vendedora direto para quem vem só, em grupos de carro ou de ônibus. Milhares de pessoas foram lá para usufruírem do agroturismo
O vetor inicial do agroturismo foi a família rural e Venda Nova do Imigrante, em 1992, o berço.
A sua essência é a forma simples de agregar valor à produção primaria. No agroturismo a família transforma o que produz em novo produto, vende diretamente ao público. A família recebe mais, o comprador gasta menos. É a sustentabilidade. Atendimento feito pelo produtor é o diferencial do agroturismo.
Em maio de 1992 escrevi o texto que segue e está exposto num quadro na Fazenda Providencia da família Zorzal Carnielli,  em Venda Nova do Imigrante.
- Aqui nesta casa e nesta família nós vimos o agroturismo capixaba dar o seu primeiro passo. A família Zorzal Carnielli é a mestra: no trato com a terra, no trabalho com as plantas, na lida com os animais e no relacionamento com as pessoas.
Nesta casa e nesta família experimentamos e sentimos um convívio que nos fez retornar a nossa família, à nossa casa e à nossa infância. Todos os dias eles registram na sua história, a marca e a personalidade da competência, da qualidade e da alegria de viver.
Quando chegamos pela primeira vez, o impacto foi de estar em terra firme. Terra de gente franca, aberta para a vida e para o mundo. Um rústico banco de madeira sempre nos espera, tem décadas de vida e outro tanto de história. Um convite... Acomodar e deixar o tempo passar com conversas que não terminam nunca, embaladas no sabor de um cafezinho com queijo.
Atestamos e damos fé. Rendemos nossa homenagem à garra da família Zorzal Carnielli e todos que aqui colocaram o seu suor em forma de trabalho. Ronald, Eliane, Augusto, Vinícius e Helena, a minha família assinou, por ser o agroturismo uma ação com base na família
Fica a sugestão para Prefeituras, Governo do Estado, Sebrae e Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), agricultores, sindicatos e associações para promoverem um encontro sobre o que até aqui foi feito e, principalmente, onde  chegar. Estou a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário