sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alunos de Pedagogia do campus Sorocaba da UFSCar escrevem livro sobre Educação Ambiental e Rio+20





Obra avaliou a presença da temática ambiental nas escolas

Alunos do curso de Pedagogia do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) escreveram o livro “Educação ambiental e Rio+20: apontamentos de uma pesquisa”. A atividade constatou na amostra pesquisada a fragilidade do conhecimento sobre a relação entre Estado e políticas públicas para o meio ambiente, assim como as relações entre a ação humana e seus impactos ambientais. Identificou também um descompasso entre as ações relacionadas à questão ambiental nas escolas e as reflexões e ações propostas por um evento planetário como a Rio+20.
A obra teve como proposta a elaboração de um projeto de pesquisa e sua aplicação, além da análise e elaboração de práticas pedagógicas em Educação Ambiental a partir da realização dos eventos da Rio +20 e da Cúpula dos Povos, realizados em 2012, no Brasil.
Segundo a professora Teresa Melo, em um primeiro momento foram considerados os conhecimentos sobre a questão ambiental a partir do que o grupo de alunos entendia como “problema” e do que apontava como “solução” em ações ambientais de mitigação, de compensação ou de prevenção – estabelecendo, assim, um patamar inicial para os avanços da atividade.
Iniciou-se o processo de construção de um instrumento que desse conta da investigação junto à educação formal, ainda que com vários públicos escolhidos pelos grupos. A partir disso, foi elaborada uma investigação para verificar a presença ou ausência da temática ambiental no cotidiano da escola, a partir da Rio + 20. A proposta de pesquisa, portanto, estava ligada à investigação de que maneira esse evento planetário estaria inserido no cotidiano dos espaços educativos formais.
O livro é direcionado a pesquisadores, estudantes e professores de graduação que desejam potencializar o estudo da educação ambiental como conteúdo transversal. A obra foi escrita através da disciplina de Pesquisas e Práticas Pedagógicas III, coordenada pelas professoras do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, Teresa Mary Pires de Castro Melo e Frediana Vezzaro de Medeiros, e pelo professor da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), Paulo Gomes Lima.
A obra pode ser adquirida através do site da editora Vitual Books (www.virtualbooks.com.br) ou em contato com professores Paulo Lima (paulolima@ufscar.br) e Teresa Melo (teresamelo@ufscar.br).Mais informações podem ser otbidas pelo e-mail paulolima@ufscar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário