quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aproximação de uma frente fria provoca muito calor e mudança brusca do tempo a partir da tarde desta quinta (13)





Divulgação

A sensação de calor predominou em todas as áreas do Estado nesta quinta-feira (13). Não era pra menos: os termômetros dispararam e houve até recorde recorde de temperatura máxima em 2012 no município de Alegre, onde foi registrado 39,1ºC, às 14h. Tudo isso é resultado da aproximação de uma frente fria, que está se formando na altura da costa do Rio de Janeiro e avança para o Espírito Santo no final do dia.

De acordo com o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Bruce Pontes, a forte elevação de temperatura como as do dia de hoje são típicas da aproximação de frentes frias, chamadas de “pré-frontal”: “Numa pré-frontal típica, a temperatura tem uma elevação rápida e acentuada antes da chegada da nebulosidade e chuva. Mas, logo depois, o vento muda de direção com a passagem da frente fria e a temperatura cai rapidamente”, explica o meteorologista.

O tempo deve ficar instável em quase todas as localidades a partir do meio da tarde de hoje. Há previsão de pancada de chuva na região Serrana e no Caparaó. As nuvens também se espalham pela Grande Vitória, Noroeste e sul da região Nordeste. Haverá rajadas de vento e os efeitos mais significativos da frente fria serão esta noite e na madrugada de amanhã.

Na sexta-feira (14), a frente fria começa a se afastar para alto-mar, mas ainda provoca tempo instável no território capixaba. Há previsão de pancadas chuva para todas as regiões, mas elas só são mais frequentes na madrugada e manhã, nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste. O sol ainda consegue aparecer mesmo com a variação de nebulosidade. As temperaturas variam entre 17,0°C e 23,0°C na região Serrana e vão de 19,0°C a 27,0°C nas demais regiões.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário