café
Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o café, quando consumido com moderação, traz diversos benefícios à saúde, em especial para o coração. A pesquisa, publicada no Circulation: Heart Failure, jornal da Associação Americana de Cardiologia, mostrou que consumir quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de sofrer de insuficiência cardíaca.
De acordo com Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor, em São Paulo, “durante muitos anos o café foi criticado e acusado de causar gastrite e dependência, por causa da cafeína. Entretanto, recentemente diversos estudos têm revelado que, em doses moderadas, a bebida ajuda a prevenir algumas doenças”. Além da cafeína, substâncias como os ácidos clorogênicos reduzem a incidência de diabetes, fator de risco para o desenvolvimento da doença coronariana.
Outro dado interessante é que o modo de preparo do café interfere nos benefícios que ele traz. O café filtrado ou coado não altera os níveis de colesterol no sangue, mas, quando preparado sem a filtragem, ele diminui a oxidação do LDL, que é o colesterol ruim. “O efeito deve-se aos compostos antioxidantes presente no café, que ainda pode melhorar os sintomas de doenças como Alzheimer, Parkinson e depressão”, afirma Rosana. (AB)