sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cerest de Colatina oferece atendimento de reabilitação física a trabalhadores



Quando o assunto é reabilitação física, o Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) de Colatina é um dos mais completos do Estado. O órgão é voltado para a atenção à saúde do trabalhador no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) atuando nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância, com o objetivo de tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho, agindo nas vertentes de assistência e educação.
 
O atendimento é feito por três fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Os médicos trabalham com o maior número de equipamentos e os melhores disponíveis nos mercado colatinense e também do Estado.
 
De acordo com levantamento feito pelo Cerest, são as mulheres que mais freqüentam o espaço. Dos 175 pacientes cadastrados no ano passado, 113 eram do sexo feminino. Desses profissionais, 57 pessoas tinham entre 36 a 45 anos, 53 entre 46 a 55 anos, 35 entre 26 a 35 anos, 15 entre 56 a 65 anos e  15 pessoas de 15 a 25 anos. As doenças ocupacionais lideraram o ranking, com 113 atendimentos. Os acidentes de trabalho ficaram em segundo lugar, com 23. Outros tipos de situação somaram 39.
 
O município de Colatina respondeu por 159 atendimentos, mas também houve pessoas dos municípios de São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Baixo Guandu, Marilândia, Águia Branca, Vila Valério e Barra de São Francisco.
 
Segundo a coordenadora do Cerest, Fernanda Ribeiro Moscon,  entre 2007, quando começou a funcionar, e julho de 2011, 899 pessoas fizeram tratamento no órgão.
 
A trabalhadora rural Maria Amélia Verdim, 56 anos, mora no Córrego Jequitibá e há um mês vem a Colatina nas terças e quintas-feiras fazer  fisioterapia.  Ela contou que desde os oito anos trabalha na roça, e que precisou ir para o Cerest após sofrer um acidente de bicicleta. “Fiquei mais de um dia desacordada e graças a este tratamento que faço aqui, melhorei muito. Se tivesse que pagar esse tratamento não poderia melhorar nunca”, garantiu.
 
O pedreiro Antonio Soares da Silva, 59 anos, herdou tendinite e lombalgia da profissão. Afirmou que fez tratamento em vários lugares em Vitória, mas não conheceu nenhum com a estrutura semelhante a do Cerest  de Colatina. “Estou impressionado com essa estrutura daqui. Nunca vi tantos equipamentos e um atendimento tão bom”.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Como atua
O Cerest de Colatina é referência para 32 municípios da macrorregião Norte do Estado. Realiza atividades técnicas e científicas como atendimento ambulatorial, com assistência, de médico do trabalho, fisioterapia, fonoterapia, audiometria, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem e assistência social; grupos terapêuticos, educação em saúde do trabalhador (orientações, palestras e capacitações), vigilâncias dos ambientes de trabalho (inspeções e vistorias) e ainda estudos e pesquisas na área.
 
Podem utilizar os serviços, todos os trabalhadores formais, informais, urbanos ou rurais e até desempregados, com suspeita ou portadores de doença ocupacional. Os trabalhadores podem procurar espontaneamente, ou por meio de encaminhamento dos serviços de saúde, do INSS, dos sindicatos ou das empresas.
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Cerest1.JPGCerest1.JPG
108K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Cerest2.JPGCerest2.JPG
92K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário