segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Chocolate ao leite diminui risco de derrame, diz estudo


Além de gostoso, comer chocolate ao leite pode reduzir o risco de derrame, de acordo com uma pesquisa. Resultados de um estudo feito durante dez anos, comprovaram que homens que consumiram quantidades moderadas de chocolate tinham menor probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral do que aqueles que não comeram. As informações são do Daily Mail.

O estudo foi feito com 37.103 homens na Suécia entre 49 e 75 anos. Os participantes que consumiram até 63 g de chocolate por semana reduziram o risco de derrame em 17%.

As dietas foram avaliadas com questionários alimentares, que solicitaram a frequência com que comiam chocolate. O progresso dos homens foi acompanhado por dez anos - tempo em que os pesquisadores registraram 1.995 casos de derrames.

Estudos anteriores mostraram que o chocolate pode ajudar a prevenir diabetes, controlar a pressão arterial e proteger contra doenças do coração.

Segundo Susanna Larsson, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, que liderou a pesquisa publicada na revista Neurology, o efeito benéfico do consumo de chocolate pode estar relacionado com os flavonóides do doce. "Os flavonóides parecem proteger de doenças cardiovasculares por meio de ações antioxidante, anticoagulante e anti-inflamatória. Também é possível que os flavonóides no chocolate diminuam as concentrações sanguíneas de mau colesterol e reduzam a pressão arterial", explicou.

Os cientistas também alertaram que novos estudos são necessários para recomendar o doce, já que ele é rico em açúcar e deve ser consumido com moderação. "Curiosamente, o chocolate escuro tem sido associado a benefícios para a saúde do coração, mas cerca de 90% do consumo de chocolate na Suécia, incluindo o que foi consumido em nosso estudo, é o chocolate de leite", disse Susanna.

A matéria é do Terra, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário