segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Colômbia vê novo incremento da demanda interna de café




O consumo de café nos canais minoristas na Colômbia registra, pelo segundo ano consecutivo, um crescimento de 1% no volume e continua a observar taxas positivas depois da mudança de tendência em julho de 2010. Segundo o estudo Retail Index, da Nielsen, o consumo de cafés em cafeterias, supermercados independentes e grandes superfícies registrou uma tendência positiva, pelo segundo ano consecutivo, com um crescimento de 1% no volume vendido, ao final do ano móvel de junho de 2011 a julho de 2012. Um número que, levando em consideração as xícaras de café, com a preparação tradicional, pode ser calculado em mais de 120 milhões adicionais.
 
Conforme dados da Nielsen, o mercado de consumo massivo de café continua registrando taxas positivas no país (3,9% de crescimento em volume), apesar de continuar sua desaceleração no curto prazo, ante uma pressão de alta dos preços.
 
Todos os canais registram crescimentos, porém é a cafeteria tradicional que continua a registrar um comportamento mais positivo e se consolida como um canal predileto para os colombianos. O café continua configurando entre as preferências dos colombianos e, pelo quarto semestre consecutivo, após vários anos de estancamento, recupera volumes a partir da quebra de tendências que se apresentou até o segundo semestre de 2010 e se mantém em um terreno positivo com crescimentos estáveis desde junho de 2011.
 
O café ganha espaço na preferência do consumidor colombiano, apesar de o crescimento do preço médio que, ainda que se tenha uma desaceleração, continua sendo muito superior ao crescimento do preço médio dos segmentos de bebidas.
 
Evidencia-se um comportamento positivo da macro categoria das regiões do país, entre as quais cabe destacar o crescimento sustentado em Cundinamarca e a aceleração na zona leste do país, em regiões como Boyacá, Meta, Norte de Santander, Santander. Essas duas macro áreas, juntamente com a zona do pacífico, tem no café torrado e moído o impulso para o crescimento macro da categoria.
 
Os colombianos seguem honrando a tradição e o ritual de preparação do café torrado e moído: 61 em cada 100 pesos vendidos em café correspondem a esse tipo de produto. No entanto, o consumo de café solúvel continua crescendo em um ritmo maior, devido a uma crescente penetração nas lojas de Cundinamarca, Oriente, centro e Pacífico, e aos volumes consumidos em Antioquia, onde o consumo de instantâneos representa um terço do volume do café demandado.
 
A cafeteria tradicional sempre foi o canal mais importante e preferido para compras do café, tanto torrado e moído, como solúvel: 8,8 quilos de cada dez se vendem nesses canais. Durante o último ano, os deliveries, tanto em supermercados independentes como grandes cadeias, registram um comportamento melhor, recuperando volumes em um ritmo acelerado. Pode-se dizer hoje que os consumidores encontram café em 100% desse tipo de estabelecimento.
 
Os cafés premium apresentam um comportamento melhor, com crescimento próximos de 10% do volume. Apesar de registrar maiores incrementos no preço dos cafés tradicionais e ser ainda um nicho de mercado, sua participação no total do consumo de café cresce aceleradamente, tanto no canal minorista como nas lojas especializadas de café.
 
Hoje há maior oferta de cafés superiores e premium, a introdução de cafés torrados em grão nas marcas tradicionais e a chegada de cafés gelados prontos para beber, em embalagens fechadas, e em pó, que oferecem praticidade para novas ocasiões de consumo e se adaptam ao estilo de vida dos jovens.
 
CNC Café

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