segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Consumo da gordura do leite não aumenta o risco de doenças


postado em 14/09/2012

Os resultados de uma série de estudos científicos publicados nas últimas décadas mostram que o consumo da gordura do leite de vacas e outros ruminantes (cabras, ovelhas) pode trazer benefícios à saúde do consumidor. Os estudos desmitificam a crença de que a gordura do leite, por conter elevado teor de ácidos graxos saturados, é prejudicial à saúde porque aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Na verdade, a gordura saturada é parte integrante das membranas celulares e participa do armazenamento das vitaminas A, D, E e K nas células contribuindo, portanto, para o adequado funcionamento do organismo. Segundo Marco Antônio Sundfeld da Gama, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, inúmeros estudos epidemiológicos e de intervenção dietética (controlados) têm demonstrado que os ácidos graxos saturados presentes na gordura do leite - embora representem em torno de 60% da gordura total - não aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

O pesquisador ressalta, ainda, que a gordura do leite contém outros ácidos graxos que são reconhecidamente benéficos à saúde cardiovascular. "O que muitos não sabem é que o segundo ácido graxo mais abundante na gordura do leite é o ácido oléico (20 a 25% dos ácidos graxos totais), o mesmo presente em elevada concentração no azeite de oliva, cuja ação reduz a formação de placas de gordura (ateromas) no sangue e é amplamente reconhecida pela comunidade científica", completa.

A gordura do leite é, ainda, a principal fonte dietética de ácido linoleico conjugado (CLA), um composto com inúmeras propriedades benéficas à saúde humana, incluindo efeitos positivos sobre biomarcadores de risco cardiovascular, ressalta Gama. Há forte evidência científica de que a gordura presente no leite integral e em produtos lácteos como queijo e manteiga, embora apresente elevado teor de ácidos graxos saturados, não aumenta e possivelmente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, o que parece estar associado à presença de compostos com propriedades cardioprotetoras, como o ácido oleico e o CLA.

Sobre o Nutrição Prática & Saudável

O Projeto Nutrição Prática & Saudável tem como objetivo disseminar informações em prol de uma alimentação nutritiva, saudável e prática. A iniciativa congrega profissionais e acadêmicos de diversas áreas como nutrição, bioquímica, fisiologia e saúde, além de contar com apoio científico do Núcleo para Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação, formado por professores e especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Embrapa-MG, entre outros. O Projeto conta com o apoio da Tetra Pak.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Projeto Nutrição Prática & Saudável, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário