quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cooparaiso: Campanha Hora Certa aproxima a certificação do produtor


Ana Paula Carvalho
 
A Campanha Hora Certa 2012 da Cooparaiso, em parceria com a Emater-MG, vai levar a certificação para muito mais perto dos produtores. Quem estiver na feira, que acontece de hoje até a próxima quinta-feira (13), no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho – a Expar (São Sebastião do Paraíso), vai contar com um estande da Emater, com profissionais especializados, para aquele que tem interesse em certificar a propriedade, através do programa do governo do estado, o “Certifica Minas”.
 
O especialista da Emater, Sebastião Homero Vieira, disse que a Hora Certa será uma grande oportunidade para o produtor conhecer mais sobre o processo de certificação. “Vamos distribuir material sobre o assunto, teremos profissionais especializados para sanar qualquer dúvida e ainda vamos agendar visitas às propriedades para o produtor que estiver interessado em aderir ao programa de certificação”, informou.
 
Homero explicou que todo o processo de certificação tem sido desenvolvido em parceria com a Cooparaiso, que possui corpo técnico treinado para acompanhar a implantação do Certifica Minas na propriedade. “O produtor terá todo o acompanhamento necessário para obter sucesso em sua certificação”, disse.
 
As vantagens – A certificação tem tido grande procura na região de abrangência da Cooparaiso. “O produtor terá vantagens ao ter sua propriedade certificada e começa a conhecer isso, sabendo que o processo não é tão caro, porque o governo subsidia quase que a totalidade de sua implantação”, disse.
 
Homero aponta dez vantagens às propriedades certificadas:
- Acesso fácil ao processo de implantação, através da parceria entre Cooparaiso e Emater.
- Baixo custo de implantação e manutenção.
- Melhoria de gestão e organização da propriedade.
- Profissionalização do produtor e seus colaboradores.
- Adequação ambiental e social conforme as exigências de lei.
- Rastreabilidade e segurança alimentar, o que facilita a exportação do café.
- Assistência técnica diferenciada.
- Propriedade em conformidade com as exigências do mercado.
- Mais competitividade.
- Aptidão para participar das principais certificadora internacionais.
 
“A grande vantagem da propriedade estar certificada é que o produto estará de acordo com as exigências de mercado, inclusive nternacional. Além disso, como ela proporciona melhor organização da fazenda, o produtor acaba economizando, porque saberá fazer a gestão de seu custo de produção e de outras despesas. Ainda terá melhor assitência de seus colaboradores, que devem ser profissionais com conhecimento sobre a certificação como um todo”, resumiu Homero.
 
Curiosidade – O Estado de Minas Gerais possui atualmente 1.431 propriedades certificadas através do programa Certifica Minas. Também existe hoje cerca de 50 mil hectares em cafés certificados no estado, produzindo aproximadamente dois milhões de sacas.
 
Serviço
Campanha Hora Certa Cooparaiso 2012
Data: de 11 a 13 de setembro
Local: Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho – Expar – São Sebastião do Paraíso.
Inscrições: gincana, cursos para mulheres e sorteio do “Mude meu Look”: 
Mais informaçõeswww.cooparaiso.com.br/horacerta
 
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário