quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Curso de Degustação e Classificação de Cafés Especiais no Sindicafé - SP


O Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo (Sindicafé - SP) promoverá de 25 a 29 de setembro, no CPC - Centro de Preparação de Café, o Curso Q – Grader, que é um programa de certificação e creditação profissional internacional na área de Degustação e Classificação de Cafés Especiais. O curso é destinado a torradores, donos de cafeteria, exportadores, produtores, baristas e demais profissionais da área.
Além do programa Q-Grader, o curso dará uma abordagem científica para compreensão dos defeitos e qualidades que podem ser encontrados no café. Isso permitirá ao aluno saber objetivamente as causas e consequências das qualidades e defeitos interligando Campo, Degustação e Mercado. O conteúdo abrange: análise olfativa e gustativa; habilidades sensoriais; triangulação; sessão de degustação de origens produtoras; classificação de café verde; identificação de padrão de torra, e tipos de ácidos.
O curso, que é realizado em parceria com a The Fox Bean, empresa com foco em qualidade de café, será ministrado pelo especialista mexicano Manuel Díaz, instrutor do Coffee Quality Institute – CQI. Díaz é mestre de torra além de ser responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições e cafeterias. É doutor pela London School of Economics and Political Science e, desde 2005, é juiz internacional da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e, desde 2008, Q - Grader Instructor.
O Sistema do Q Grader tem extensão internacional e a mesma metodologia é aplicada em mais de 15 países com a mesma linguagem, permitindo ao aluno que concluir o curso conhecer a linguagem internacional dos profissionais da indústria do café.
Com carga horária de 40 horas, o curso será ministrado das 8h às 17h. Vagas limitadas. Taxa de inscrição: R$ 3.500,00. Mais informações pelo telefone (11) 32587443 ou pelo e-mail cpcsp@sindicafesp.com.br . Inscrições no site www.sindicafesp.com.br.
SERVIÇO
Curso Q – Grader
Data: 25 a 29 de Setembro
Horário: 8h às 17h
Local: CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé – SP
Endereço: Praça Dom José Gaspar, 30 – 22º andar – Centro – São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário