quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Curso de vaqueiro capacita pecuaristas da Região Sul



Incaper

Por ser a principal região responsável pela produção leiteira do Espírito Santo, o Sul capixaba contará mais uma vez com o curso de vaqueiro, realizado no município de Cachoeiro de Itapemirim. O curso teve início nesta quarta-feira (12) e seguirá até sexta-feira (14), na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, distrito de Pacotuba, e conta com a participação de 11 produtores de toda região.

Esse tipo de iniciativa é realizada diversas vezes durante o ano, visando assistir a atividade de pecuária de leite e garantir a participação de mais produtores. Também são realizados outros cursos, como o de inseminação artificial em bovinos, para contemplar diversos assuntos relacionados à bovinocultura. O curso de vaqueiro será ministrado por um veterinário do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e coordenado pelo zootecnista do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Bevaldo Martins Pacheco. “A nossa finalidade é capacitar a mão de obra rural visando à melhoria da rentabilidade da pecuária leiteira e a manutenção da atividade na região”, destaca o zootecnista.

Na ocasião, serão tratados temas como manejo, alimentação do rebanho, higienização da ordenha, calendário de vacinação, vias de aplicação de medicamentos, controle e tratamento de mamite e bicheiras, cuidados com os cascos de bovinos, entre outros assuntos. O curso tem carga horária de 24 horas e é composto por uma parte teórica, realizada na Fazenda, e uma parte prática, em que será realizada uma demonstração e uma aplicação das teorias nos animais em propriedades de produtores parceiros do Instituto.

Atualmente, Cachoeiro de Itapemirim possui cerca de 350 produtores envolvidos com a pecuária de leite. A produção mensal é em torno de 1,3 milhão de litros de leite e a área de pastagem é de 28 mil hectares.

O curso é uma realização do Incaper, do Senar, da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Cooperativa de Laticínios Selita e do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
E-mail: comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário