sexta-feira, 14 de setembro de 2012

#Difusão de tecnologia cafeeira foi tema de reunião na URESM - Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas em Lavras



Apresentações de resultados e de novas estratégias marcaram reunião do projeto “Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Minas”.
Com o objetivo de trocar informações entre os participantes e dar continuidade ao projeto “Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Minas”, foi realizada reunião na segunda-feira, dia 13/09, na sede da URESM - Unidade Regional EPAMIG Sul de Minas em Lavras (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).  Estiveram presentes Rubens José Guimarães, professor da Universidade Federal de Lavras - UFLA, Sergio Parreiras Pereira, Pesquisador do Instituto Agronômico - IAC, Paulo Antônio de Carvalho, Assessor de Comunicação da UFLA, Juliana Carvalho Simões, chefe do Departamento de Transferência Tecnológica da EPAMIG, Rogério Antônio Silva, Chefe de Pesquisa da Unidade Regional da EPAMIG, Vanda Cornélio, Coordenadora do Núcleo de Transferência e Difusão Tecnologia no Sul de Minas e bolsistas ligados aos diferentes planos de ação do projeto.
O projeto é financiado pelo Consórcio Pesquisa Café, gerenciado pelo Embrapa Café com recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) do Ministério da Agricultura. O foco central do projeto é difundir tecnologias por meio de diferentes ferramentas de comunicação como TV, Rádio, internet e eventos presenciais, promovendo a comunicação de informações relevantes à cafeicultura, maior aproximação e integração entre cafeicultores, professores, extensionistas e demais integrantes do sistema agroindustrial do café. A articulação entre as instituições EPAMIG, UFLA, IAC e EMATER tem o intuito alinhar um planejamento estratégico de difusão e transferência de tecnologia com base nos resultados obtidos e avaliar as metodologias de comunicação empregadas.
Na pauta da reunião, foram apresentados e discutidos os resultados coletados nas entrevistas realizadas nos eventos presenciais como Dias de Campo e durante a Expocafé 2012. As entrevistas têm o propósito de identificar o meio de comunicação preferencial que participantes utilizam em seu dia a dia na obtenção de novas informações e tecnologias cafeeiras. Os questionários também possuem dados socioeconômicos como escolaridade, idade e renda, que são de extrema importância para levantar o perfil dos participantes e realizar os eventos com linguagem coerentes com o publico alvo.   
A pesquisa científica e a extensão rural contribuem e dão suporte às formas de manejos sustentáveis e aumento de produtividade para obtenção de produtos de melhor qualidade. Assim, permite ao cafeicultor tomar conhecimento, passando a adotar novas tecnologias por meio de programas constantes de comunicação e assistência técnica.
Daniela Novaes Theodoro
Assessora de Comunicação
Rede Social do Café
Twitter: @redesocialcafe

Nenhum comentário:

Postar um comentário