segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Domingo é Dia de Moda de Viola em Alto Joeba com Irmãs Galvão - EM ANCHIETA


Os violeiros já estão afinando os instrumentos para a 7ª Moda de Viola ao Pé da Serra, que será realizada no dia 23 de setembro, na localidade de Alto Joeba, no interior de Anchieta. A organização e da Associação de Moradores da comunidade, sob a coordenação da Gerência de Cultura e Patrimônio Histórico. A atração principal ficará por conta das Irmãs Galvão.
Será uma ótima oportunidade para matar a saudade dos tempos em que as rodas de viola eram uma prática comum nos vilarejos do interior. Além da apresentação de grupos do gênero musical, haverá comercialização de artesanato e pratos típicos.
Para os amantes da música de raiz, a comunidade irá promover um dia inteiro de programação que promete aquecer o domingo dos moradores e visitantes que irão movimentar a vila. A festa começa às 09 horas com a Missa Sertaneja e prossegue com apresentação dos violeiros. Haverá ainda sorteio de um acordeão, 01 viola e um violão personalizados.
As Irmãs Galvão, ícones da música de raiz prometem realizar um super show. O Grupo Tche Tche Tche ficará responsável para encerrar a festa com muito forró.
A cada ano o evento atrai um número maior de visitantes e apreciadores da moda de viola. No palco só sanfona, violão e viola, quando muito, uma gaita para manter a tradição deste estilo bem brasileiro da música raiz que faz da festa de Alto Joeba um encontro de violeiros diferente dos demais eventos promovidos na região.
O bucolismo do local e a receptividade dos moradores fazem jus à fama que o evento vem conquistando em toda a região. É um dia de festa para toda a família, onde as crianças contam com um espaço criado especialmente para elas, com brinquedos e recreadores.
Durante todo o dia serão servidos pratos típicos e almoço, além da comercialização de produtos caseiros e artesanato da agricultura familiar. Para as crianças, a comunidade disponibilizará brinquedos para a recreação. A tradicional Casa do Caboclo, onde será servido café fresquinho aos visitantes, será uma releitura das casas antigas e do jeito acolhedor do interior.
Serviço. A comunidade de Alto Joeba fica a 25 km da Sede de Anchieta. O acesso é todo pavimentado. Para chegar a vila, o visitante tem duas opções na BR 101, acessando a entrada de Alto Pongal, onde há o pórtico dos imigrantes, ou ainda, entrar no acesso de destino a comunidade de Córrego da Prata. Todos os dois destinos levam ao distrito de Alto Pongal que fica 05 quilômetros antes da comunidade. Ainda há caminhos alternativos por Alfredo Chaves e Iconha.
Programação:
09h-Missa Sertaneja
10h30min-Inícios das apresentações dos violeiros: Ney da Viola e Amarildo, Eraldo e Dejair, David e Salvarez, Irmãos Brambila, As Gêmeas Zélia e Izaura, Luyd e Gabriel, Gean da Viola e Renato, Cristin Greik e André Matos de Calil.
17h30min-Sorteio de um acordeão, uma viola e um violão personalizados.
18h-Show Nacional com As Galvão
19h30min-Encerramento com a banda Tche, Teche, Teche.
Serviço: Informações – Tel.: (28) 3536-3577.
Texto: Dirceu de Souza Cetto
Fotos: Renan Alves
Gerência de Comunicação Social
Prefeitura de Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário