segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Edifício, símbolo do comércio cafeeiro, comemorou 90 anos



Nesta sexta-feira (7), o imponente prédio da Bolsa do Café completou 90 anos. Em estilo eclético, a arquitetura possui elementos artísticos que reúnem um pouco da história da Cidade e do País na época áurea do café. Histórico, o local não passa despercebido seja pelo olhar de turistas ou dos santistas. No Centro, é um dos principais cartões postais, sendo cenário de fotografias, principalmente de casais apaixonados.
Poucos, porém, conhecem sua história e os detalhes que no olhar rápido deixam passar despercebidos. “É o caso das estátuas que possuem diferentes significados e mesmo do lustre acima do pregão que todos observam, mas quase ninguém sabe a história dele, que é uma lenda do ciclo do ouro”, conta a arquiteta Marcela Rezek, que completa: “Em setembro, aos finais de semana, teremos visitas guiadas diferenciadas com a temática Curiosidades, que contará com riqueza os detalhes do edifício”. Para Marcela, trabalhar em lugar assim é gratificante. “O local é de tamanha importância e ter isso preservado é incrível. Parece que o trabalho ganha uma maior importância”, destaca. Ela acredita que as preservações e o restauro têm melhorado nos últimos anos.
Outras oficinas também abordarão o tema, como a de fotografia, que pretende treinar o olhar dos visitantes para os detalhes e o enquadramento. Na sexta (7), o ponto alto será o artista Paulo von Poser, que pintará uma tela do edifício ao ar livre durante a tarde.
A exposição, com curadoria de Gilson de Melo Bastos, também promete surpreender o público com trabalho de 10 artistas diferentes da região que farão desde intervenções até mostra de grafites e fotografias. “A ideia é contar a história do ciclo do café nas diferentes manifestações artísticas e exaltar também a edificação”.
Programação
Performance de Paulo von Poser
Data: 7 de setembro
Horário: 16h
Local: Boulevard da Rua XV, em frente ao edifício da Bolsa
Coro da OSESP
Data: 7 de setembro
Horário: 18h
Local: Museu do Café
Espetáculo
Ópera & Café – Cantata do Café de Bach
Data: 8 de setembro (sábado)
Horário: 17h
Local: Museu do Café
Oficinas e atividades
Fotografia - Olhar para o patrimônio
Dia 12/9, às 14 horas
Oficina com Paulo Von Poser
Dia 6/9, às 16 horas
Guia Monitorada & Curiosidades
Finais de semana, com horários pela manhã e a tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário