sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Elmiro Nascimento, vai propor que a reunião da OIC de 2013 seja realizada em Belo Horizonte


O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, vai propor que a reunião da Organização Internacional do Café (OIC) de 2013 seja realizada em Belo Horizonte. A ideia será apresentada na próxima semana, durante a reunião anual da OIC, que será realizada em Londres, sede da entidade. Elmiro Nascimento é um dos integrantes da comitiva brasileira que participa de 24 a 28 de setembro da reunião da OIC.
A delegação chefiada pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, é composta por 22 pessoas, representantes do governo e do setor privado (produção,exportação e torrefação de café). Também participam deputados estaduais mineiros.
O diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Edilson Martins de Alcântara, destaca que um dos eventos programados para a próxima semana é o seminário sobre certificação de cafés. Ele afirmou que a delegação brasileira irá apresentar experiências bem-sucedidas, como o programa do governo mineiro de certificação de origem e dequalidade de café, o Certicafe.
Alcântara afirmou que nesta safra o governo destinou R$ 50 milhões para a linha de crédito destinada a financiar investimentos na gestão (manejo e qualidade) e na sustentabilidade das lavouras, que podem resultar na obtenção de certificados que garantem o respeito às condiçõeseconômicas, ambientais, trabalhistas e sociais. O projeto leva em conta os requisitos mínimos, de acordo com orientações da Embrapa, para que numa segunda fase o cafeicultor s  e habilite às certificações comerciais, que vão proporcionar melhor remuneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário