terça-feira, 11 de setembro de 2012

Espírito Santo bate meta de formalização de Empreendedores Individuais


Em 2012, mais de 24 mil Empreendedores Individuais já foram formalizados no Estado. A meta era formalizar 10.669 empreendedores até o final do ano.
O Espírito Santo conseguiu mais uma vez ultrapassar a sua meta anual de formalização de Empreendedores Individuais (EI).Até agosto mais de 24 mil já haviam sido formalizados, sendo que a meta era formalizar 10.669 empreendedores até o final do ano. Com este resultado, o Estado garante, até o momento, o primeiro lugar no percentual de realização da meta no Brasil. Em 2011 o Espírito Santo conquistou o 3º lugar na realização da meta formalizando mais de 27 mil empreendedores, enquanto a meta era oito mil.
Para um empreendedor se formalizar, uma das opções é procurar uma unidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mais próxima. A formalização é um passo importante, pois oferece diversos benefícios para o negócio em si e também pessoais, como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria - após 15 anos de serviço.

Segundo a Gestora do Programa Empreendedor Individual (EI) no Espírito Santo, Renata Braga, as vantagens em se formalizar são muitas. “O EI ganha em negociações com fornecedores e clientes, ganha credibilidade no mercado em que atua e, principalmente, pode usufruir de linhas de crédito específicas para esta modalidade empresarial”, ressaltou.

Após a formalização

Além dos benefícios para o EI, a economia do Espírito Santo também ganha, de acordo com Renata Braga. “Para o Estado, a formalização de novos empreendedores traz, sem dúvida, o aquecimento da economia, com redução da informalidade, geração de novos postos de trabalho por meio do auto emprego e aumento da renda”, explicou.

Com 7.603 empreendedores individuais, o ramo do comércio de vestuários e acessórios é o que lidera a lista das 10 principais atividades que mais formalizaram no Espírito Santo, com 10,8% do total – que é de 70.375. Em segundo lugar aparecem os salões de beleza, seguido do setor de bares. No Brasil, temos 2.787.898 de EIs.

Josedite de Azevedo Viana é Empreendedora Individual há cerca de dois meses. Exercendo atividade no ramo de comércio de doces, bolos, entre outros, ela já vê benefícios em ter optado pela formalização. “O meu negócio ganhou novos clientes, através de um ponto legalizado e seguro. Não há preocupação em torno da legalidade, o que traz mais confiança das pessoas na hora de comprar e, consequentemente, aumento de vendas”, afirmou.

Outra Empreendedora Individual de sucesso é a Marina Vespasi da Silva. Formalizada desde 2011, ela trabalha no ramo de alimentos e, além de vender no varejo, atende a quiosques com encomendas. Para ela, seu negócio mudou através da formalização e capacitação do Sebrae ES. “É mais seguro um negócio formalizado. Aprendi a regular meu orçamento e administrar melhor, o que gerou melhor qualidade dos serviços. Além disso, melhorei meu atendimento e passei a realizar o cadastro de cliente”, afirmou.

Perfil do Empreendedor Individual

O Empreendedor Individual é uma categoria jurídica destinada aos profissionais que atuam por conta própria, com faturamento de até R$ 60 mil ao ano e não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular. Mais de 450 atividades podem ser consideradas para se formalizar como um Empreendedor Individual.

Depois de formalizado, o empreendedor paga uma taxa mensal - máximo R$ 37,10 - e passa a contar com diversos benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria - após 15 anos de serviço. Além destes, através da formalização o empreendedor adquire o direito ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), à emissão de notas fiscais e  a concorrer em licitações públicas.

Para saber como se tornar um Empreendedor Individual entre em contato com o Sebrae/ES pelo telefone 0800-570-0800 ou procure uma unidade mais próxima de você.

As 10 principais atividades  - Empreendedores Individuais formalizados no ES
Comércio de vestuário e acessórios
7.603
10,8%
Salões de beleza
5.429
7,7%
Bares
3.676
5,2%
Serviços especializados para construção
2.765
3,9%
Lanchonetes e similares
2.637
3,7%
Atividades de estética e serviços de cuidados com a beleza
1.726
2,5%
Serviços ambulantes de alimentação
1.595
2,3%
Fornecimento de alimentos preparados
1.489
2,1%
Confecção, sob medida, de peças do vestuário
1.440
2,0%
10º
Comércio varejista de mercadorias em geral - minimercados
1.439
2,0%
Outros
Demais atividades
40.576
57,7%
Total Geral

70.375
100,0%



Descrição: amanda freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário