segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Festa ‘Café com Biscoito’ atrai cerca de 50 mil turistas a São Tiago, MG



Evento serve seis toneladas de biscoito e 20 mil litros de café gratuitamente.
Cidade tem hoje 45 fábricas de biscoito e emprega 10% da população.
G1 Sul de Minas
Café com biscoito. Esta é a festa que deve atrair cerca de 50 mil turistas a São Tiago(MG) neste fim de semana. O que chama atenção são os biscoitos, que seguem a tradição há quase três séculos.
A 14º edição da festa permite que as pessoas degustem seis toneladas de biscoitos e bebam 20 mil litros de café, tudo de graça, na praça central.

Neste ano, a novidade da festa é um espaço construído especialmente para que os visitantes possam apreciar as delícias e quitutes. Segundo o organizador da festa, Geraldo Sampaio, a ideia é de que o espaço seja permanente e funcione o ano todo. “Queremos atrair turistas e que o produtor tenha um local adequado para fazer esta venda”, explica.

O resultado do esforço é o movimento da economia local, que hoje abriga 45 fábricas de biscoito, que empregam 10% da população, ou seja, mais de mil pessoas. “Hoje o desemprego é zero dentro da cidade. Todos os jovens tem atividade econômica, tem o seu sustento e isso é excelente para toda a cidade”, destaca o empresário Alexandre Nunes Andrade.

Tradição entre famílias 

Prova disso é a biscoiteira Noeme Aria de Resende de 72 anos é aposentada, mas durante a festa, coloca a mão na massa e segue à risca as receitas que aprendeu com a mãe. “Eu tenho os segredos para preparar os biscoitos, que eu sigo desde que aprendi com a minha mãe, mas não conto”, diverte-se.

E as receitas seguem por gerações. A filha de Noeme também faz biscoitos para vender e a neta dela, Isabelle Sophi Resende Costa, de 6 anos, também conta que já entende do assunto.“Eu misturo o ovo, a massa e o leite e vira biscoito. Eu quero ser biscoiteira”, comenta a criança.
História

Para entender a relação do biscoito com a cidade, é necessário um retorno ao século XVIII, época em que a cidade servia de rota para os tropeiros, que levavam gado para o Centro-Oeste do país e quando chegavam eram recebidos com café e biscoito. Foi a partir daí que surgiram as receitas e que hoje atravessam gerações e continuam atraindo milhares de visitantes para o lugar.

No entanto, a tradição do biscoito e do café na cidade está presente em tudo. Nas escolas, nas decorações e até mesmo nos robôs, uma relação que é um pouco estranha, mas explicada pelo estudante Júlio César Mendes de Resende, 14 anos, que faz parte da equipe Café com Byte e criou os protótipos ‘Casadinho 1’ e ‘Casadinho 2’ para uma competição nacional em Fortaleza (CE).
Serviço
A abertura acontece nesta sexta-feira (7) na Praça da Matriz com show a partir das 22h. No sábado (8) e no domingo (9) será feita a degustação, gratuita, durante todo o dia na praça central.
Visualizar |   |   Comentar     |       

Nenhum comentário:

Postar um comentário