sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Foco de ferrugem em El Salvador é o maior da última década




A Associação de Provedores Agrícolas (APA) de El Salvador advertiu sobre uma forte ocorrência de ferrugem nos cultivos de café do país, situação que também afeta os vizinhos Guatemala e Honduras.
 
A APA disse que o índice de infecção nacional ronda os 30%, mas em algumas regiões, chegou-se a reportar 60%, segundo um informe publicado no diário El Mundo.
 
O inverno ruim (época de chuvas, maio a outubro) propiciou as condições para o desenvolvimento do fungo, somado à falta de alerta precoce, segundo empresários do setor. Eles asseguraram que o foco é o mais forte da última década, de acordo com a publicação.
 
A ferrugem é uma doença que todos os anos se apresenta nos cafezais e se trata de um fungo que se aloja nas folhas da planta. A acumulação de umidade e as temperaturas próximas a 22 graus são as condições propícias para a proliferação desse fungo.
 
O presidente da Fundação Salvadorenha para Investigação de Café (Procafé) disse que o foco "impactará terrivelmente", mas disse que ainda é muito prematuro determinar em quanto poderia reduzir a produção.
 
A colheita do ciclo de 2012/2013 começará em outubro próximo e está estimada inicialmente em 1,38 milhão de sacas de 60 quilos. Segundo os dados do setor, a afetação da ferrugem em Honduras é de cerca de 10%, enquanto na Guatemala foi notada a presença do fungo em 40% dos cafezais. As informações são da Prensa Latina, traduzidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.
 
CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário