sábado, 15 de setembro de 2012

Hora Certa da Cooparaiso promove ciclo de palestras técnicas

Hora Certa da Cooparaiso promove ciclo de palestras técnicas 

13/09/2012
Ana Paula Carvalho Ascom Cooparaiso

Os visitantes do segundo dia da Campanha Hora Certa 2012 da Cooparaiso tiveram a oportunidade de assistir palestras técnicas sobre os feitos climáticos na lavoura cafeeira e como os pesquisadores estãotrabalhando para minimizar os prejuízos da seca ou das chuvas sobre aqualidade  do café.

Vânia Aparecida da Silva, da Epamig Lavras, disse que as variações climáticas dos dois últimos anos trouxeram surpresas para o produtor. “Não há como prever os resultados fisiológicos para a safra. Isso vai depender de como o clima se apresentará daqui para frente. Vamos passar algumas práticas mitigadoras para que não haja prejuízos tão fortes em relação ao clima”, disse.

A pesquisadora Sara Maria Chalfoun de Souza, também da Epamig de Lavras, apresentou o monitoramento sobre as principais doenças do cafeeiro. “Nós temos notado que as condições climáticas que se modificaram nos últimos anos têm propiciando o surgimento de doenças. Nas regiões sul e sudoeste de Minas, as chuvas tornaram essas regiões com possibilidade mediana para o aparecimento de doenças, mas estamos conseguindo monitorá-las”, tranquilizou.

O produtor Anselmo Jose de Almeida, de Santo Antonio da Alegria, disse que a Hora Certa está oportunizando negócios e obtenção de informação que o produtor não encontra em outro lugar. “Estou muito satisfeito. As palestras são extremamente esclarecedoras, com informações que podemos aplicar na roça. As oportunidades de negócios também estão ótimas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário