quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Incaper participa de projeto de cooperação com Moçambique





Divulgação

Mais uma vez, a tecnologia desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) será adaptada à realidade de outro país. O Projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul estabelece relações entre Brasil e Moçambique. Nesta segunda (10) e terça-feira (11), representantes das instituições envolvidas no projeto se reuniram para discutir a metodologia dos trabalhos.

A comunidade de Xai Xai, no país africano, tem uma peculiaridade. As famílias de agricultores vivem na área urbana, mas se deslocam constantemente para a zona rural a fim de desenvolver suas atividades agropecuárias. “Xai Xai precisa desenvolver melhor suas competências na área agrícola. Eles possuem dificuldades para organizar a produção. E o trabalho de pesquisa, assistência técnica e extensão rural do Incaper poderá ser adaptado à realidade de Moçambique”, explica o diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa.

Vitória é um município de base urbana, e as atividades agrícolas são importantes para a economia local. Esta talvez seja a maior semelhança entre a capital capixaba e a cidade moçambicana. O Incaper vem atuando com a Prefeitura de Vitória em territórios do programa Terra Mais Igual no planejamento e execução dos projetos de reflorestamento de Áreas de Interesse Ambiental (AIA) e capacitação de mão-de-obra.

A experiência de Vitória com o programa Terra Mais Igual, com ações para a superação da pobreza, o fortalecimento da democracia participativa e a qualificação da prestação de serviços públicos, será de grande importância no projeto ‘Colaborando com a construção de uma cidade sonho’. Desta forma, espera-se melhorar também os indicadores sociais, econômicos e ambientais da comunidade de Xai Xai.

O custo estimado do projeto é da ordem de US$ 300 mil, e será dividido entre todas as instituições parceiras. Além da Prefeitura de Vitória, o Governo do Espírito Santo, por meio do Incaper e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti); a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Governo Municipal de Moçambique participam do projeto, mediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Não é a primeira vez que os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural do Incaper são adaptados à realidade de outros países. Recentemente, uma comitiva técnica do Incaper esteve no Haiti. O objetivo da visita foi conhecer a realidade e ajudar na reconstrução econômica do país, devastado por um terremoto em 2010. A parceria entre Brasil e Moçambique também prevê visitas internacionais. Uma missão técnica formada por 14 integrantes, cinco deles do Incaper, deve ir a Moçambique fazer um diagnóstico da realidade de Xai Xai. A viagem ainda não tem data definida.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário