quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Incaper realiza curso de criação de peixes em tanques-rede na comunidade de Gameleira, em São Mateus




Incaper

Com o objetivo de atender à demanda da comunidade e assistir os produtores na área da pesca, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove nos dias 12 e 13 deste mês, o curso de criação de peixes em tanques-rede, em rio, na comunidade de Gameleira, em São Mateus. Cerca de 20 pessoas devem participar do curso que é uma capacitação inicial e teórica para que a comunidade comece a desenvolver a piscicultura.

O curso em Gameleira será realizado com o objetivo de que o cultivo de peixes em cativeiro seja uma fonte de renda complementar para a comunidade. De acordo com o biólogo e extensionista do Incaper, Alejandro Garcia Prado, anteriormente, os moradores da região viviam, principalmente, da pesca no mar, no rio e da cata de caranguejo. “A degradação ambiental que ocorreu ao longo dos anos fez com que algumas espécies de peixes desaparecessem das águas da região, levando os pescadores a buscar outras alternativas de renda, como a cata de pimenta rosa. A piscicultura será uma alternativa que deve preservar a cultura dessas comunidades que tradicionalmente tiram seu sustento da água”, explicou Alejandro.

O curso, realizado num pequeno auditório da comunidade, será ministrado pelo biólogo do Incaper, que avalia a importância da realização da atividade para a população local: “O município possui um grande potencial para o desenvolvimento da piscicultura, sobretudo em rio. Ela é benéfica e viável, pois complementa a renda dessas comunidades que são prejudicadas pelo declínio da pesca e, ao mesmo tempo, preserva as suas origens”, destaca Alejandro.

Quem participar do curso aprenderá sobre a escolha dos locais de instalação dos tanques, manejo do sistema, alimentação dos peixes, biometria e até assuntos relacionados à comercialização e gerenciamento do negócio. É uma fase inicial de instruções e a capacitação deve se estender à instalação dos tanques-rede que serão obtidos por meio de doação de um projeto da Fibria. A previsão é de que sejam entregues 30 tanques para comunidade de Gameleira ainda neste ano. “Os moradores devem cultivar tilápias e a pretensão é de que também comercializem, principalmente, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, disse Alejandro.

Piscicultura em São Mateus

São Mateus é cortado por um importante rio do Espírito Santo conhecido por Rio São Mateus ou Cricaré. A cultura de peixes em cativeiro começou a ser desenvolvida por volta de 2003, uma iniciativa que deu origem à Associação de Pescadores de São Mateus (Apesam). Hoje, a Apesam possui 150 tanques e envolve cerca de 120 pessoas em suas atividades. Essa é uma iniciativa de referência e a expectativa do Incaper é de que seja desenvolvido um projeto semelhante ao da Associação com outras comunidades ribeirinhas, entre elas a Gameleira, que inicialmente deve envolver 30 famílias no trabalho da criação de tilápias.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário