segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Incaper realiza visita técnica à Cooperativa Veneza, em Nova Venécia


Na próxima terça-feira (18), será realizada uma visita técnica de profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) à Cooperativa Veneza, no município de Nova Venécia. O objetivo da visita é fortalecer as relações institucionais no âmbito da pecuária leiteira e promover o fortalecimento do cooperativismo da região do Extremo Norte capixaba.

De acordo com o chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Extremo Norte, Nilson Araújo Barbosa, todos os profissionais do Incaper dessa região, cerca de 45 servidores, irão participar da atividade. “Iremos conhecer mais a Cooperativa Veneza e apresentar um panorama do programa de pecuária do Incaper, de maneira a fortalecer a parceria entre as instituições”, disse Nilson.

Na programação da atividade, está prevista, além de uma apresentação da Veneza e das ações desenvolvidas pelo Incaper no setor da pecuária, uma visita às instalações da parte industrial da cooperativa e à Fazenda Experimental da Veneza (Faeve), onde são desenvolvidos experimentos e pesquisas na área da pecuária.

“A Veneza é a única cooperativa capixaba que atua ao norte do Rio Doce e exerce um papel importante, pois agrega mini e pequenos agricultores garantindo renda e emprego. O Incaper já assiste os cooperados e a nossa intenção é ampliar essa assistência para tornar mais sólida essa parceria, haja visto que o leite gera uma receita mensal e equilibra o custeio da propriedade”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Para o diretor-presidente da Veneza, José Carnieli, é muito importante que os técnicos do Incaper conheçam o funcionamento da cooperativa, a fim de perceberem as possibilidades de trabalho com os cooperados. “Os profissionais do Incaper poderão aprender sobre as atividades da Veneza e sobre as técnicas utilizadas na produção do leite”, explicou Carnieli.

Perspectivas de cooperação técnica

De acordo com o diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, existe a perspectiva de realizar uma parceria com a cooperativa no que se refere à pesquisa em pecuária. “O Incaper ainda não possui uma unidade experimental de referência em pecuária. Por isso, pretendemos contar com a Faeve para avançar no desenvolvimento de tecnologias na área de pecuária leiteira”, afirmou Aureliano.

O diretor-presidente da Veneza, José Carnieli, disse que é interesse da cooperativa desenvolver, de forma mais tecnificada, a atividade leiteira na região. “Como o Incaper assiste nossos cooperados, ele pode ser um grande parceiro para alavancar nossa produção com a introdução de tecnologia”, afirmou Carnieli.

Atualmente, a cooperativa Veneza possui 1.188 produtores, sendo 92% de base familiar, localizados em 20 municípios capixabas. A produção média de leite por dia é de 140 mil litros, conforme dados do mês de setembro de 2012.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário