domingo, 16 de setembro de 2012

Litoral Sul concentra maior número de evangélicos no Espírito Santo


17 de setembro de 2012, 2:16

Em Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy a proporção de evangélicos em relação a católicos é a maior do Espírito Santo: 9% a mais.
JOVENS EM UMA IGREJA BATISTA DE ITAPEMIRIM, ONDE OS EVANGÉLICOS TÊM 12% MAIS SEGUIDORES DO QUE OS CATÓLICOS
Berço da imigração no Sul do Estado, através do Porto de Itapemirim, em fins do Século XIX e início do Século XX, e considerado o eldorado da nova economia capixaba baseada na extração de petróleo, a região litorânea extremo Sul é onde se concentra, proporcionalmente, o maior número de evangélicos do Estado.
 A conclusão é do jornalista José Caldas da Costa, também escritor e professor licenciado em Geografia, que está desenvolvendo uma série de estudos sobre o fenômeno religioso no Espírito Santo, a partir do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e regionalizou sua pesquisa tomando por base características comuns culturais, históricas e de contiguidade territorial.
De acordo com Caldas, excluídas as regiões de tradição luterana, nenhuma outra região selecionada por ele tem uma diferença tão grande do número de evangélicos para católicos quanto a região compreendida por Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy. A quantidade de evangélicos é 9% maior do que o número de católicos.
“Ainda não fiz nenhuma abstração a este respeito, porque a pesquisa continua, mas me surpreendi com esse dado. A população dos três municípios, que são quase uma unidade, soma 75.412 pessoas, sendo 33.481 evangélicos e 26.687 católicos. Isso equivale a 44,4% de evangélicos e 35,4% de católicos”, disse o jornalista.
Segundo ainda José Caldas, há nessa região uma característica em comum com outras onde existe uma polarização entre evangélicos e católicos: “O número de pessoas que se declararam sem religião para o Censo é muito alto. Nessa região litorânea extremo Sul, temos 13.431 pessoas se declarando sem religião, índice de 17,8% das pessoas. Estamos buscando uma resposta para isso, mas a mais próxima é a de que há uma certa frustração das pessoas com o tradicionalismo católico e com as novas denominações evangélicas”.
 De acordo com o pesquisador, a cidade do Espírito Santo com maior número de evangélicos é Marataízes, com quase a metade da população: “São 47,1% de evangélicos e 35,3% de católicos. A diferença é de quase 12%. É um fenômeno a ser estudado. Alguma coisa de especial aconteceu nessa região para que isso acontecesse. Até porque, as características de Marataízes e Itapemirim, que já foram um único município e estão ligados por suas regiões urbanas, são muito parecidas. Aqui realmente há algo especial a se estudar”.
Um fator a mais que José Caldas descobriu em suas análises é que a religião evangélica de raiz na região é das chamadas igrejas de missão, com forte presença da Igreja Batista. “Há mais batistas do que membros da Assembleia de Deus em Itapemirim e também em Presidente Kennedy. Há um grande equilíbrio entre igrejas de missão e pentecostais nessa região, diferentemente de outras regiões pesquisadas e que mostraram grandes números de evangélicos, onde predominam os pentecostais”.
No Espírito Santo, de acordo com o que revelou o Censo do IBGE, há 53,3% de católicos, 33,1% de evangélicos e 10,1% declarando-se sem religião, “mas não são ateus”, observa Caldas. “Os que não acreditam em Deus não passam de 0,5% da população capixaba”, acentua. Dentre os evangélicos, predominam os pentecostais (18,3%), dos quais a metade da Assembleia de Deus (9,2% do total de evangélicos do Estado), seguidos das igrejas de missão (11,1%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário