quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mais de 250 pescadores devem participar do 3° Torneio de Pesca Embarcada de Colatina neste domingo


A largada será às 7 horas do Cais do Sol Poente. Os participantes têm até o dia do torneio para se inscrever. A taxa é de R$ 50,00, serão permitidos até três competidores por embarcação.
 
A pesca é uma das atividades mais antigas praticadas pelo homem. Seja ela feita por necessidade ou por diversão. Quem tem a pesca como um esporte ou um momento de relaxamento não pode deixar de participar neste sábado (15) do 3º Torneio de Pesca Embarcada de Colatina.
 
A largada das embarcações está prevista para às 7 horas, no Cais do Sol Poente, próximo à Praça Sol Poente. Quem ainda não se inscreveu pode retirar a ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura, e entregar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), na Casa da Pesca (no Mercado Municipal de Colatina) ou no próprio dia do evento com a equipe organizadora. A taxa é de R$ 50,00. No barco será permitidos o número máximo de três pescadores.
 
O 3º Torneio de Pesca Embarcada vai premiar com troféu em quatro categorias: o pescador que pegar o maior robalo, o maior dourado, o maior tucunaré, e aquele que pescar a maior quantidade (em peso) de peixes.
 
Segundo Luiz Carlos Souza Ramos, tesoureiro da APESC, a expectativa é de que cerca de 250 pescadores participem do torneiro. Esse número é superior ao do ano passado, quando 200 pessoas participaram.
 
Ainda segundo Carlos, a realização do torneio é muito importante para os pescadores da cidade e para a valorização e preservação do Rio Doce. “Com o torneio nós tentamos mostrar o que o Rio Doce pode oferecer de melhor. Antes de embarcar todo pescador recebe uma régua com as medições mínimas de cada peixe, o que garante a conservação das espécies. Esse ainda é um momento de confraternização entre todos os pescadores” disse.
 
O retorno dos pescadores deve ocorrer por volta de 12 horas. Após o torneiro, ainda no Cais Sol Poente, os competidores irão participar da entrega da premiação, e do sorteio de um barco de 5 metros, e um motor para barco.
 
Conscientização
 
A realização do Torneio de Pesca Embarcada é da APESC (Associação de Pescadores Amadores de Colatina) e tem o objetivo de incentivar a pesca esportiva, divulgar as riquezas naturais do Rio Doce e suas espécies de peixes, além de servir na conscientização de usufruto do rio num turismo de forma sustentável.
 
A APESC, além do torneio, realiza anualmente caravanas de conscientização e proteção do Rio Doce e das espécies no período de "Defeso", que vai de novembro a fevereiro, promovendo também eventos de limpeza e despoluição das margens.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: O evento começa a partir das 7 horas, com largada do Cais do Sol Poente, no Centro (PMC/Secom)
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Torneio pesca (1).JPGTorneio pesca (1).JPG
679K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Torneio Pesca.JPGTorneio Pesca.JPG
646K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário