sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Moscas dos Estábulos afeta produção pecuária capixaba - 20/9/2012

 


As moscas dos estábulos estão cusando prejuízos para pecuaristas do Espírito Santo, grando perdas de até 50% na produção. O inseto difere das moscas do chifre pelo tamanho (é maior), pelos hábitos (não permanece sobre os animais, afastando-se deles após picá-los) e local de proliferação (as larvas da mosca do chifre se desenvolvem nas fezes dos bovinos e a mosca dos estábulos em pilhas de material vegetal em fermentação). A mosca dos estébulos se prolifera por causa das palhas de café usadas por muito produtores como adubo. A estocagem desse material gera a fermentação que permite que ela se espalhe, atingindo os animais.
A Médica Veterinária do Incaper, Alessandra Maria da Silva, diz que durante a colheita do café, existe um aumento considerado dessas moscas, e que para evitar a proliferação seria importante um programa de conscientização em todo o estado, além da utilização correta do produto para adubar o café. "O ideal seria levar a palha junto com o esterco de gado e outros materiais pra que ela pudesse se decompor. Com isso, a mosca não vai conseguir se proliferar por causa da alta temperatura. Usando esse composto, o produtor alcança um melhor resultado na adubação da lavoura, além de ajudar a combater a mosca", destaca.
Os mais atingidos devido a essa alta incidência da mosca, principamente no perídoo de colheita do café, são os produtores de leite. A produção cai em média 50% a 60%, por causa das moscas que atingem o gado.Segundo a veterinária, os produtores de leite precisam da colaboração dos produtores de café. "Sem isso o controle será muito difícil", diz.

Amanda Pinheiro
Redação Campo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário