terça-feira, 11 de setembro de 2012

Projeto da Saúde de Anchieta ganha prêmio em São Paulo


Equipe foi premiada por propor um olhar diferenciado dos profissionais de Saúde para com as famílias mais vulneráveis do município.
Um projeto desenvolvido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família de São Mateus e Itapeúna, no interior do município de Anchieta, acaba de ganhar o primeiro lugar (categoria QualiDia) na 4ª edição do Prêmio Inovação em Serviços Médicos, promovido pelo Laboratório Farmacêutico Sanofi. Do certame, participaram mais de 200 trabalhos de 84 municípios do país.
O nome do projeto vencedor é “Reorganização do serviço da ESF através da classificação de risco familiar”, e foi elaborado pela enfermeira Alana Araújo. “O objetivo é gerar mapas de classificação de riscos das famílias na área das duas unidades, e priorizar o atendimento às famílias com risco mais alto”, diz Alana.
As agentes comunitárias de Saúde aplicaram os instrumentos da pesquisa nas casas das famílias durante os meses de março de abril de 2012. A classificação envolveu características como ciclos de vida, condições crônicas (hipertensão e diabetes, por exemplo); idosos, dependências químicas (álcool e tabaco), transtornos mentais e condições sanitárias das moradias.
A partir dos dados coletados, as 194 famílias visitadas foram classificadas em três categorias de riscos: baixo (18%), médio (46%) e alto (26%). “As famílias consideradas de alto risco passam a receber cuidados especiais, prioridade nas consultas da agenda programada e nas visitas domiciliares. É o princípio da equidade do SUS, aplicado na prática pelas unidades de saúde do nosso território. A equipe da Estratégia Saúde da Família não pode olhar para as famílias como se fossem iguais, as famílias com maior risco precisam de um olhar diferenciado”, diz Alana.
Inédito no ES
O projeto é inédito no Espírito Santo, já que Anchieta é o único município com menos de 50 mil habitantes incluído como parceiro no Programa QualiDia do Ministério da Saúde. Em Anchieta, depois de testado nas unidades de São Mateus e Itapeúna, passará a ser aplicado em todas as unidades da Estratégia Saúde da Família.
Alana faz elogios ao Programa QualiDia. “Foi o QualiDia que trouxe aos profissionais de Anchieta a metodologia para trabalhar com as condições crônicas de saúde, como o diabetes. O programa mudou nosso olhar e nossa prática de trabalho”, diz.
Segundo a enfermeira, o Brasil teve mudanças no perfil epidemiológico da população. “Nosso tempo é o de prevalência das doenças crônicas, e essa característica leva à necessidade de mudança na abordagem das equipes da Estratégia Saúde da Família”, conclui.
Para a secretária de Saúde de Anchieta, Jaudete De Nadai, o momento é de celebrar a conquista das equipes de São Mateus e Itapeúna. “Um projeto como o da enfermeira Alana envolve a participação de muitos profissionais. E tem resultados práticos muito positivos, com a aplicação de um olhar diferenciado e prioritário para as famílias mais vulneráveis do município”, diz Jaudete.



Texto:  João Carmo (MTb 14058)
Comunicação em Saúde – SECRETARIA DE SAÚDE DE ANCHIETA
(28) 3636-1703 (28) 9969-5278
Equipe premiada.JPGEquipe premiada.JPG
671K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário