sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prova de Cafés



No último dia 17 de setembro, foi realizado, no Centro de Excelência do Café do IFSULDEMINAS - Campus Machado, o primeiro teste sensorial do 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. Oito provadores de Poços e região avaliaram cerca de 50 amostras de café. Além do Campus Machado, a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas (CaféPoços) também participou da realização do evento, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços (SEDET), da EMATER-MG, do Sindicato Rural da cidade, juntamente com cooperativas, associações, armazéns, indústrias e empresas do município.Para o teste sensorial, muitos foram os preparativos.
As amostras foram coletas diretamente dos armazéns onde foram depositadas. Uma única pessoa fez a coleta proporcional ao número de sacas. Em seguida, os exemplares foram classificados e torrados dentro de padrões internacionais.
No Centro de Excelência, a prova foi conduzida sob muitos cuidados. Todas as amostras foram codificadas, não permitindo a identificação de seus produtores pela equipe de degustadores, apenas foi revelado se a categoria de cada exemplar era de café descascado ou natural. Após sentirem o aroma e sabor dos cafés, os provadores emitiram laudos e pontuações.
Por fim, foram selecionados os 10 melhores cafés de Poços que serão novamente provados na final do concurso no dia 29.João Cloves Pereira Junior foi um dos degustadores do concurso em Machado e explica que oito quesitos foram considerados. Para João, os mais importantes são: acidez, doçura, corpo e retrogosto (sabor que permanece na boca). “Para qualquer provador e classificador é importante participar do concurso porque aumenta o nosso conhecimento na área, além de nos dar a oportunidade de provar os melhores cafés de cada produtor”, comentou.
Ulisses Ferreira de Oliveira, Coordenador de Fomento à Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Poços de Caldas, explica que o Concurso de Qualidade dos Cafés é de grande importância para a valorização do produto frente ao mercado nacional e internacional. Ele acredita que a parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Machado valorizou o concurso: “a gente tem conseguido resultados bem positivos; compradores do mundo inteiro estão visitando nossa cidade em busca dos cafés diferenciados”.
O Professor de indústria e Qualidade do Café do Campus Machado, Leandro Carlos Paiva, está muito satisfeito com a realização do concurso e com o aumento no número de inscritos, que passou de 30 no ano passado para 52 na edição atual. Para Leandro, “o evento vai ao encontro da missão do Instituto e do Centro de Excelência do Café de atuar em todo o sul de Minas Gerais, promovendo a qualidade dos cafés da nossa região, sempre pensando na melhoria da remuneração dos produtores, da condição de vida deles e na oferta de bons produtos para todo o estado”.

Final do Concurso
No dia 29 de setembro, em Poços de Caldas, será realizada a prova final e a premiação do 5º Concurso de Qualidade dos Cafés. Na ocasião, as 10 melhores amostras selecionadas no dia 17 em Machado, serão provadas em xícara, em filtro e em expresso no laboratório móvel do Instituto Federal que lá estará presente. Os três primeiros lotes serão leiloados.

Para detalhes sobre a programação do evento, acesse: http://www.cafesespeciaispocosdecaldas.com/portal/index.php/servicos
IFSUL DE MINAS Campus de Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário