segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sucesso na Festa da Colonização Italiana em Alto Pongal



A comunidade de Alto Pongal, no interior de Anchieta, recebeu muitos visitantes no último final de semana para a 7ª Festa da Imigração Italiana. As casas da pequena vila estavam todas decoradas nas cores da Itália. A ornamentação deu um maior charme e organização à festa. Os moradores locais trabalharam há alguns meses para preparar as diversas atividades que aconteceram no evento.
O ponto alto da festa foi o desfile da Caretela da Imigração, que aconteceu na tarde de domingo (09), e reuniu cerca de 3 mil pessoas. Contagiados com muita alegria, os participantes eram servidos com muito vinho durante o trajeto. Uma barca representava a chegada dos imigrantes italianos ao porto de Anchieta, no final do século XIX. Os moradores da comunidade ainda preparam diversos carros alegóricos, representando a cultura dos imigrantes desbravadores, os produtos e costumes da região.
A Casa da Nona e a Venda do Nono também estavam presentes no desfile. Senhores, senhoras, crianças e adultos, em trajes típicos, desfilaram a hospitalidade e os costumes da época. Os carros traziam ainda os produtos da agricultura familiar e as ferramentas que são utilizadas até hoje no cultivo das lavouras. A rainha e princesas da festa esbanjaram simpatia e ajudaram a distribuir polenta e vinho às pessoas que acompanhavam o desfile.
Os visitantes puderam ainda apreciar almoço italiano, apresentação culturais e pratos produzidos pelas nonas da localidade. De acordo com os organizadores, as mesmas nonas confeccionaram as roupas para as apresentações culturais. Durante a programação, houve ainda missa, forró e shows.
No mesmo final de semana aconteceu a 8ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, um percurso de 41 km que refez a trajetória dos desbravadores imigrantes italianos em Anchieta e região.



Texto: Dirceu Cetto
Gerencia de Comunicação Social
Prefeitura de Anchieta
Tel.: (28) 3536-1785 / (27) 9969-7693
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Rainha da Festa.jpgRainha da Festa.jpg
108K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Caretela da Imigração.jpgCaretela da Imigração.jpg
155K   Visualizar   Compartilhar   Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário