segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UM DIA DO CAFÉ EM OSLO



Josiane Cotrim Macieira
Há 10 anos a rede de coffee shops Kaffebrenneriet, com mais de 20 lojas em Oslo, comemora o Dia do Café, sempre na segunda quinta-feira de setembro. Um marketing que lembra a chegada do vinho Beaujolais Nouveau na França, em outubro.
O dia do café celebrado em todas as lojas da Kaffebrenneriet aproxima ainda mais os frequentadores habituais e atrai novos. Uma oportunidade de estabelecer contato com os clientes, coffee lovers e todos aqueles loucos por café através de uma experiência descontraída, regada a cafés muito especiais além da degustação das delícias da confeitaria/padaria da mesma rede.
A sede da empresa situada no prédio de tijolinho vermelho, antigo quartel general do Corpo de Bombeiros é puro charme. A função original do edifício foi preservada e adaptada às novas funções.
Ali os convidados, homens, mulheres e muitas crianças – consumidores futuros - participam de provas, acompanham torras, aprendem a extrair um espresso, a fazer um latte ou um capuccino a partir de workshops organizados pelos profissionais da casa.
Até mesmo vasos com pequenos pés de café fazem parte do cenário. Café é uma planta!
No pátio interno, enquanto o mestre panificador faz uma escultura em gelo diante do público com um latte ou espresso na mão, a técnica em extração de café chama a atenção com seus aparatos retrô dignos de um museu de design do café. Ali armada de utensílios dos anos 1960, alguns recuperados da cozinha de sua mãe, ela mostrava como o café era preparado no passado. Até o filtro original da época ela conseguiu recuperar. Café coado é pura nostalgia. Não há quem resista ao aroma no ar da tarde iluminada pela luz de fim de verão em um dos países onde mais se consome café per captano mundo.
A celebração do dia do café pode explicar em parte a razão desse alto consumo na Noruega. Seguramente quem vive a experiência vai querer repetir voltando no dia seguinte a uma das tantas lojas espalhadas pela cidade.



From September 17, 2012
Josiane Cotrim Macieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário