segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Universidade Federal de Lavras - Ufla completa 104 anos


Fundadora e participante do Consórcio Pesquisa Café, é reconhecida por sua excelência em pesquisa e inovação em cafeicultura
Este mês a Universidade Federal de Lavras – Ufla completa 104 anos de existência com um histórico de pesquisa e desenvolvimento em cafeicultura de referência no País e no exterior.  Instituição fundadora do Consórcio Pesquisa Café, a Universidade tem como princípio norteador o trabalho em parceria e o compartilhamento de informações. O Consórcio é uma rede de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia de café no Brasil cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.
Localizada no centro geográfico da cafeicultura brasileira, o Sul de Minas Gerais, maior região produtora de café arábica do Brasil e do mundo, a Ufla sedia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café – INCT/Café, em estreita parceria com as demais instituições parceiras do Consórcio Pesquisa Café, contando com o apoio do CNPq, Fapemig, Capes e Finep. O Instituto foi criado recentemente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT com aporte financeiro do CNPq e da Fapemig. Participam dele 62 pesquisadores, além de bolsistas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, representantes de diversas instituições consorciadas além da Ufla, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaEmbrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
A Universidade também abriga em seu campus o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café –Cepecafé, responsável por um arrojado programa de pesquisa com mais de 100 professores e pesquisadores de diferentes departamentos, atuando em diversas áreas do conhecimento. Parte das pesquisas desenvolvidas está vinculada ao programa do Consórcio Pesquisa Café. O Cepecafé também auxilia na formação de profissionais graduados, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores em cafeicultura, por meio de bolsas de auxílio que resultam em expressiva geração de conhecimento e tecnologias.
A Universidade também é sede de dois polos importantes para a cafeicultura. Um deles é o Polo de Excelência do Café, que contribui para o desenvolvimento competitivo sustentável do agronegócio café por meio da integração de competências institucionais, capacitação de recursos humanos, estímulo à capacidade de inovação e geração de negócios de alto valor agregado. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seapa). O segundo é o Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, que traz inovação para o setor cafeeiro por meio do ensino, pesquisa e extensão com foco na qualidade, sendo hoje um dos centros de referência em qualidade do café do Brasil e do exterior.
Passado - A pesquisa de café na Ufla tomou impulso a partir de 1994, com o apoio do Governo Federal por meio do BioExCafé, programa constituído em rede que reunia várias instituições em programas multidisciplinares. Com os aportes de recursos vindos a partir da criação do Consórcio Pesquisa Café, em 1997, a vocação cafeeira da instituição se consolidou. Foram multiplicados rapidamente os programas de pesquisa de café em rede com instituições participantes e parcerias do Consórcio, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e Fundação Procafé.
Futuro - O governo de Minas Gerais investe mais recursos para ampliação dessa estrutura de pesquisa, ensino e extensão a partir da criação da Agência de Inovação em Café, cuja inauguração está prevista para os próximos meses. A Agência de Inovação em Café irá abrigar o Bureau de Inteligência em Café, expertise na busca de informações estratégicas em cafeicultura.
Tecnologias e produtos – Desde a criação do Consórcio, a Ufla desenvolve tecnologias que têm contribuído para o desenvolvimento da cafeicultura nacional. Entre elas, tecnologias de propagação de mudas por clonagem, sistema automatizado de classificação física do café, indutores de resistência a doenças de amplo espectro e baixo impacto ambiental, geotecnologias (GPS, sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, entre outros) desenvolvidas em parceria com a Epamig e a Embrapa Café que têm auxiliado no planejamento da cafeicultura e na obtenção de Indicações Geográficas visando a competitividade e a sustentabilidade do café brasileiro. 
Entre os produtos, pode-se citar a revista Coffe Science, única revista científica brasileira especializada em cafeicultura que tem obtido crescente reconhecimento da comunidade científica símbolo da construção coletiva de conhecimento gerado em todas as instituições consorciadas. Criada pelo Consórcio Pesquisa Café e editada quadrimestralmente pela Ufla, conta com o apoio da Fapemig e do Polo de Excelência do Café. Há ainda as Biofábricas, iniciativa da Ufla por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e SECTES (Programa de Incentivo a Inovação) que tem como objetivo a transformação de tecnologias inovadoras em produtos a serem disponibilizados para o mercado.
Consórcio Pesquisa Café - Tendo por base a sustentabilidade, a qualidade, a produtividade, a preservação ambiental, o desenvolvimento e o incentivo a pequenos e grandes produtores, com responsabilidade social e ambiental, participam atualmente do Consórcio as dez instituições fundadoras - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastevimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) - e outras 40 instituições de pesquisa, ensino e extensão.
As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com o apoio e o financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF, com informações da Ufla
Fone: (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário