quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Workshop vai discutir biotecnologia aplicada a plantas lenhosas tropicais



(11/09)
Promovido em conjunto entre Brasil e França, o evento é voltado a estudantes, professores, cientistas e profissionais que atuam nessa área.
 
O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alan Andrade, é um dos organizadores do "Primeiro Workshop Internacional sobre Biotecnologia Aplicada a Plantas Lenhosas Tropicais", que acontece no período de 22 a 25 de outubro, na Universidade Federal de Lavras -- UFLA, em Lavras, MG. O evento, promovido pela UFLA e pelo instituto francês Cirad - Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, em parceria com a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e outras instituições, é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, pesquisadores e profissionais que trabalham com espécies tropicais lenhosas.
Durante a sua realização, cerca de 20 pesquisadores brasileiros e franceses vão apresentar e debater os avanços realizados nas áreas de genômica, transformação genética e micropropagação em plantas lenhosas tropicais, como: café, citros, cacau, eucalipto e seringueira, entre outras. O objetivo é incentivar a transferência de tecnologia, o intercâmbio e a realização de novos projetos de pesquisa entre as instituições envolvidas.
Um dos palestrantes será o também pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dario Grattapaglia, que vai apresentar as pesquisas de genômica aplicadas ao melhoramento genético de eucalipto, envolvendo o mapeamento do genoma e a reprodução assistida por marcadores moleculares.
Evento é uma ação do CIBA
O Workshop é uma iniciativa do Consórcio Internacional em Biologia Avançada -- CIBA, criado a partir de uma parceria entre a Embrapa e a Fundação Agropolis Internacional (Montpellier, França), com o objetivo de aumentar a cooperação científica entre instituições de pesquisa brasileiras e francesas em prol do melhoramento de culturas agrícolas, incluindo as mais recentes técnicas de genética e de biologia molecular.
Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário