quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A chinesa Shanghai Pengxin quer mais fazendas na Nova Zelândia


postado há 1 dia atrás

A Shanghai Pengxin que comprou a Crafar Farms nesse ano não descarta a possibilidade de comprar mais propriedades leiteiras na Nova Zelândia para impulsionar suas exportações à China.

O diretor executivo da empresa, Lei Jiang, disse que não tinha "planos concretos" de comprar mais terras, mas que queria mais leite da Nova Zelândia no futuro. Ele disse que a companhia, com sede em Xangai, estava conversando com vários parceiros, incluindo a Fonterra, sobre estabelecer uma planta processadora de lácteos em Bay of Plenty.

A Shanghai Pengxin, através de sua subsidiária local, Milk New Zealand, tinha planos de investir NZ$ 100 milhões (US$ 81,81 milhões) para aprimorar suas fazendas.

A empresa chinesa também está negociando com a Fonterra o estabelecimento de uma parceria na produção leiteira na província de Anhui, próximo a Xangai. Ele disse que a gigante neozelandesa se beneficiaria da parceria através do uso de "canais" da Shanghai Pengxin para promover suas marcas e produtos na China. "Podemos usar a experiência da Fonterra para melhorar nossos sistemas de produção agrícola na China".

O diretor executivo da Fonterra, Theo Spierings, confirmou que a cooperativa estava negociando com a Shanghai Pengxin sobre um empreendimento na província de Anhui. "Queremos fazendas próximas a grandes cidades", disse Spierings.

A Fonterra opera três fazendas ao redor de Pequim e está querendo adicionar mais duas para formar um "hub" de 25.000 vacas ao redor da capital chinesa.

A reportagem é do http://www.nzherald.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário