quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Agentes Comunitários de Saúde são homenageados em Colatina


 
O Agente Comunitário de Saúde, responsável pela ligação entre a população e as unidades de saúde do município, teve seu dia lembrado na manhã nesta quinta-feira (11). A Prefeitura de Colatina promoveu uma homenagem aos agentes comunitários de saúde que atuam na rede pública municipal de saúde. A homenagem foi realizada no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio e Tecnológico Conde de Linhares, no Centro.
 
O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi instituído pela lei Federal 11.585 de 2007 e, desde então, é comemorado em 04 de outubro. Porém, a homenagem a esses profissionais só pôde ser realizada nesta quinta-feira.
 
Na cerimônia houve uma palestra motivacional e a exibição de um vídeo com depoimentos do vice-governador Givaldo Vieira, do deputado estadual Genivaldo Lievore, do bispo da diocese de Colatina Dom Décio Zandonadi, e de usuários do Sistema Único de Saúde, que são atendidos pelos agentes.
 
Segundo Valtamir Faroni, secretário de Saúde, homenagear os agentes é reconhecer o trabalho que estes servidores públicos municipais vêm desenvolvendo em Colatina. “É indispensável o serviço desses profissionais para o sucesso da Estratégia em Saúde da Família e na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas e degenerativas” assinalou.
 
O agente de saúde é, dentre outras coisas, responsável por realizar o mapeamento de sua área, cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro, identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco, orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, desenvolver ações de educação e vigilância à saúde e promover a educação e a mobilização comunitária.
 
Após as homenagens, os convidados participaram de um momento de confraternização com a distribuição de lanche e o sorteio de brindes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 196 agentes comunitários trabalham em todo território de Colatina.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: PMC/Laércio Signorelli
________
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Dia do Agente Saúde (1).JPGDia do Agente Saúde (1).JPG
539K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Dia do Agente Saúde (2).JPGDia do Agente Saúde (2).JPG
283K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário