sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Café faz parte da alimentação saudável



A preocupação em manter um regime alimentar composto por diversos alimentos, sólidos e líquidos, nas quantidades adequadas a cada pessoa, deve ser constante. O café, enquanto segundo alimento líquido mais consumido em todo o mundo, a seguir à água, apresenta inúmeros benefícios. Várias investigações científicas têm vindo a corroborar a ideia de que o consumo regular de café contribui para uma vida mais longa e saudável, ou seja, pessoas que bebem café vivem, em média, mais tempo e com menos problemas de saúde. Um estudo recente revelou que os homens que tomam, pelo menos, três chávenas de café por dia apresentam uma taxa de mortalidade 10% inferior, comparativamente a quem não bebe, e 15%, no caso das mulheres.
“Cada vez mais é preciso apostar na promoção de comportamentos alimentares mais saudáveis mas para tal é preciso conhecer bem os alimentos. Em termos gerais, a cafeína é a substância farmacologicamente ativa mais utilizada e estudada universalmente, ainda assim continuam a existir uma série de ‘mitos’ em torno do café: engorda, faz mal ao coração, é estritamente proibido a grávidas ou que 1 a 2 cafés é o consumo médio aconselhado. Culturalmente estas e muitas outras crenças acompanham-nos há anos mas a evidência científica tem vindo a combatê-las, demonstrando que o café é uma ótima opção nível nutricional”, defende Joana Silvério Marques, Nutricionista.
O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café), com o objetivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projeto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática. Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, atualmente, programas em Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.
Visualizar |   |   Comentar     |       

Nenhum comentário:

Postar um comentário