sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cafeicultores de Jesuítas participam de palestra




Cafeicultores de Jesuítas participam de palestra
 
Visando cada vez mais instruir os produtores do município, a Emater juntamente com o Banco do Brasil e Secretaria Municipal de Agricultura, realizaram na terça-feira (16), na sala de reuniões da Ação Social de Jesuítas um evento para cerca de 40 cafeicultores.
Na reunião, os produtores participaram de palestras sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) na modalidade de Investimento Especial. As palestras ficaram a cargo do Engenheiro Agrônomo da Emater de Jesuítas, Roberto Natal Dal Molin; do Gerente de Crédito do Banco do Brasil de Jesuítas, Nelson da Silva Junior; Silvio Rampazo Bitencourt, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jesuítas e Antenor Gisbert Maranho da Secretaria Municipal de Agricultura.
O Pronaf Investimento Especial tem teto de R$ 10 mil reais, juros de 1% ao ano e prazo de dez anos para pagamento, com carência de até três anos. Além do bônus de adimplência de 20% sobre o valor de cada parcela paga até a data de vencimento.
A linha permite o financiamento de investimentos destinados à reconstrução e revitalização das propriedades atingidas pela estiagem; implantação de projetos de irrigação; implementação de práticas de uso, manejo e conservação do solo e da água; formação e melhoria de pastagens, produção e conservação de forragem destinada à alimentação animal e outros investimentos recomendados em projeto técnico.
No início do mês, o Banco do Brasil iniciou a liberação do primeiro lote de mil operações de Pronaf Investimento Especial para produtores. A ação representou R$ 10 milhões liberados e beneficia agricultores familiares localizados nos municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade em função de eventos climáticos adversos.
Os produtores receberam ainda esclarecimentos sobre a Resolução N°4.112 de Julho de 2012 que autoriza a criação de linha de crédito de investimento no âmbito do Pronaf com bônus de adimplência para agricultores familiares de municípios da Região Sul afetados por seca ou estiagem.

Jornal Integração

Nenhum comentário:

Postar um comentário