segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Colheita do Vietnã deve pressionar redução de preços de café robusta


postado em 11/10/2012

Os futuros do café robusta estenderam suas perdas para cerca de 5% em três sessões, após dados mostrarem que os estoques mantidos pelos armazéns monitorados pela bolsa de Londres eram de 120.280 toneladas no começo do mês, indo contra a longa tendência de baixa. Ideias de liberação de ofertas parecem ganhar terreno à medida que o Vietnã se prepara para colher no próximo mês.

"Precisa ser criado um espaço no maior país cultivador de robusta para a nova colheita", disse o Commerzbank. "Velhos estoques estão sendo vendidos a preços reduzidos".

De fato, o comerciante de café Volcafe, parte do ED&F Man, revelou na sexta-feira que o café vietnamita para envio em outubro e novembro, abriu com um desconto de US$ 30 a tonelada para futuros em Londres, comparado com US$ 20 a tonelada na semana anterior.

O valor dos preços vietnamitas estaca "caindo para o presente e para a nova colheita", disse a Volcafe, com localizada na Suíça. "A pressão para liquidar os atuais estoques está aumentando".

Entretanto, os valores do café robusta podem ganhar mais suporte considerando as previsões de colheita para esse ano no Vietnã, caindo com relação à colheita da estação anterior, disse o Commerzbank. "Chuvas excessivamente elevadas poderiam resultar no volume da próxima colheita sendo 15% menor do que o nível recorde do ano anterior. Isso deverá apoiar os preços em médio prazo".

A Organização Internacional de Café (OIC) na semana passada aumentou suas estimativas de colheita de café no Vietnã em 2011-12, para 22,5 milhões de sacas, apesar de outros analistas acreditaram que a colheita será ainda maior.

A Volcafe previu uma colheita de 27 milhões de sacas, e de 26 milhões de sacas para 2012-13, enquanto o Coffee Network previu que a última colheita foi de 26,5 milhões de sacas e a próxima será de 24 milhões de sacas.

O Commerzbank foi mais ambivalente nos preços dos grãos arábica, citando a melhor produção na Colômbia, onde a produção aumentou em 13,1% com relação ao ano anterior para 519.000 sacas em setembro. Entretanto, o banco alertou que as chuvas que refrescaram os estágios iniciais da colheita do Brasil de 2013 poderão aliviar os cafezais "somente temporariamente" do clima seca que tem fornecido condições piores que a ideal para um bom período de floração.

A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário