quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Congresso divulga resultados positivos das pesquisas do setor cafeeiro



Evento reuni diversos especialistas para a apresentação de mais de 300 trabalhos em Caxambu-MG

O 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Hotel Glória, em Caxambu, Minas Gerais, de 23 a 26 de outubro. Este ano o tema do evento será “Boas tecnologias difundir, pro café bem florir”.

O congresso é uma realização da Fundação Procafé. O presidente da instituição, José Edgard Pinto Paiva, afirmou que o evento é uma forma de divulgar os resultados das pesquisas recentes do setor cafeeiro segundo as necessidades apontadas pelos próprios produtores. Assim, ele destaca que o objetivo do evento é repassar as novas técnicas para aumentar a produtividade de modo sustentável.

Serão publicados mais de 340 trabalhos, entre pesquisas científicas, seminários e dias de campo. Segundo Paiva, os trabalhos abordam quase todos os temas importantes para a cultura do café, como
 produção de sementes, plantio, adubação, manejo, controle de pragas e doenças, melhoramento genético, certificação, preparo do café, entre outros.

O evento reunirá técnicos, pesquisadores e consultores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, além de líderes do setor e representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), da Embrapa Café, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA).

A expectativa é de que mais de 600 pessoas, entre técnicos, profissionais da área e produtores, participem do evento. O engenheiro agrônomo do Mapa/Procafé, José Matiello, um dos organizadores, destacou que os bons resultados das lavouras de café está animando a participação do público, que aumentou bastante em relação à última edição, quando o congresso recebeu 500 pessoas.
Por: Maria Clara Corsino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário