terça-feira, 16 de outubro de 2012

Crédito chega a cafeicultores de Conilon de Vargem Alta ES


O Governo do Espírito Santo sanou junto ao Governo Federal um entrave que dificultava amodernização da cafeicultura de Conilon em Vargem Alta. Agora, os produtores rurais que investemou querem investir  na atividade no município vão poder acessar crédito financeiro para conduzir aslavouras, o que não era permitido.
A mudança foi homologada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com ainclusão do município no Zoneamento Agrícola para o café Conilon, e publicada no Diário Oficial daUnião (DOU).
“Resolvemos um gargalo histórico que vai beneficiar diretamente os cafeicultores de Vargem Alta. O crédito é um indutor de desenvolvimento e vai permitir os produtores renovar ou formar novas lavouras com o que há de melhor em tecnologias de mudas clonais, nutrição, irrigação e outros tratos culturais. Nessas novas bases, a produtividade e a produção das lavouras aumentam e, consequentemente, geram mais renda ao produtor”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
A inclusão do município no Zoneamento Agrícola do MAPA foi confirmada a partir da atuação conjunta da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), prefeitura de Vargem Alta, Banco do Brasil e Sindicato dos Agricultores Familiares, que elaboraram estudos e documentação que comprova a aptidão do município para o investimento no Conilon.
Mesmo sem ter possibilidade de crédito, alguns cafeicultores de Vargem Alta mantêm lavouras de Conilon. Atualmente são cerca de 1.2 mil hectares (ha) ocupados com a atividade e a produção anual é de 24 mil sacas. Devido às características de clima e de solo, o município apresenta potencial para até seis mil ha.
Agora com a homologação do MAPA, os cafeicultores interessados em acessar o crédito para investir nas lavouras podem buscar informações nos bancos que operam linhas de financiamento agrícola, na unidade do Incaper e na secretaria municipal de Agricultura de Vargem Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário