sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Criado pelo Sebrae, programa leva conhecimento empreendedor para alunos do ensino fundamental


O curso está disponibilizado no Estado para fins de operacionalização e realizado em parceiras com os municípios de Vila Velha e Pinheiros, atendendo a mais de 40.000 alunos da rede pública estadual
Trabalho em equipe, planejamento e gestão de negócios. Todos esses fatores fazem parte do empreendedorismo, que dá autonomia para o planejamento de projetos e confiança para sua execução. Essa proposta é levada aos alunos da rede de ensino fundamental, através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
O Sebrae foi o desenvolvedor da metodologia e o seu papel é de capacitar os professores dentro desta, além de monitorar o desenvolvimento do projeto nas escolas e avaliar se a sua metodologia está sendo executada corretamente. Para realização das turmas é necessário que seja feito uma parceria a Prefeitura, a fim de legitimar as obrigações de cada parte para que o projeto obtenha sucesso.
O JEPP favorece a participação da comunidade na escola, ao mesmo tempo em que contribui com o contexto social e ambiental local. A participação pode acontecer de diferentes formas: a comunidade escolar pode auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades, com os alunos, na confecção dos produtos das respectivas oficinas propostas em cada ano do Ensino Fundamental. Podem ainda contribuir com a doação de diversos materiais que, em boa parte dos locais, são descartados como lixo, tais como: garrafas PET, retalhos de tecido, entre outros.
O gestor do projeto, no Sebrae ES, Leonidio Maciel Pinheiro Filho, explica a importância da ação para a sociedade. “No atual contexto é impensável uma ação empreendedora deslocada de uma análise de seu impacto sobre a comunidade e o mundo como um todo. Toda ação empreendedora requer planejamento e este deve contemplar uma visão e pensamento sistêmicos. Dessa forma, a ação empreendedora favorecerá o desenvolvimento social sustentável.”
Fábrica de Bombons é sucesso entre alunos de Vila Velha
Um dos exemplos de sucesso do projeto é encontrado na Unidade de Ensino Fundamental Antônio Bezerra de Farias. Na escola, os alunos do 8º ano, orientados pela professora de empreendedorismo Natildes Soares Rosa Santos, criaram uma fábrica de bombons. A “Bombons Ouro Preto” foi inciada em abril deste ano e conta com a participação de crianças entre 12 e 14 anos. “Passamos aos alunos a orientação completa sobre o empreendedorismo, suas vantagens e dificuldades. Eles abriram a fábrica e obtiveram resultados positivos com a venda”, afirmou a professora orientadora do projeto.
Os alunos pretendem viajar a Ouro Preto, Minas Gerais, com a venda dos produtos – o que justifica o nome dado ao empreendimento. Eles trabalham em conjunto ao projeto “Bezerra na estrada”, que leva os alunos da escola a conhecerem lugares históricos. Representando mais um resultado positivo, uma das alunas envolvidas abriu seu próprio negócio de vendas externas de chocolate e aplica o aprendizado teórico na prática.
Sobre o JEPP
O Programa teve sua origem no Sebrae/SP em meados de 2001, e desde 2002 é aplicado em mais 11 estados brasileiros. O JEPP tem apresentado, ao longo de sua existência, excelentes resultados entre os clientes participantes em São Paulo e também em outros estados que o utilizam. Em função desses resultados, o SEBRAE/NA apresentou interesse em nacionalizá-lo e viabilizar a sua utilização em todos os estados brasileiros, para atingir um número significativamente maior de clientes.
No Espírito Santo, a implementação do curso iniciou-se em 2007 atendendo a cinco municípios e cerca de três mil alunos do Ensino Fundamental. Este ano, o curso está disponibilizado no Estado para fins de operacionalização e realizado em parceiras com os municípios de Vila Velha e Pinheiros, atendendo a mais de 40.000 alunos da rede publica estadual.
Com uma carga horária total de 210 horas o Jovens Empreendedores atua com alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9 º ano, regularmente matriculados nas escolas públicas municipais.

Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: 
karla.fonseca@es.sebrae.com.br
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: 
www.facebook.com/sebraees

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência


sayonara lacerda
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
fABRICA DE BOMBONS 1.jpgfABRICA DE BOMBONS 1.jpg
121K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
FABRICA DE BOMBONS 2.jpgFABRICA DE BOMBONS 2.jpg
166K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário