quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cuba deve receber primeiras máquinas do Programa Mais Alimentos ainda este ano


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, recebeu o ministro do Comércio Exterior e dos Investimentos Estrangeiros de Cuba, Rodrigo Malmierca, e o embaixador Carlos Zamora, na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília. O país caribenho deve receber o primeiro lote de máquinas do Programa Mais Alimentos Internacional ainda este ano, tornando-se o primeiro a concretizar a parceria com o Brasil para o financiamento de máquinas e implementos agrícolas para a agricultura familiar. 

Pepe Vargas afirmou que Cuba apresentou uma solução que deve tornar mais rápido o processo – a modalidade de carta de crédito. Também conhecida por crédito documentário, é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador. “A apresentação desta modalidade abriu um horizonte para que possamos encurtar os trâmites burocráticos e enviar as primeiras máquinas o mais breve possível”, avaliou o ministro. 
O ministro acrescentou que a experiência brasileira com políticas e programas voltados para os agricultores familiares, como o Mais Alimentos, podem servir de exemplo para os demais países e destacou que a parceria com Cuba vai além da relação comercial. “O Mais Alimentos é, essencialmente, um programa de cooperação e de intercâmbio com estes países”, sintetizou. 
Rodrigo Malmierca lembrou que o processo está em fase adiantada, com as listas de compras já concluídas. Malmierca citou a política agrária do governo cubano que cedeu cerca de 1,5 milhão de hectares para 160 mil produtores rurais que serão os beneficiários das máquinas subsidiadas pelo governo por meio do Mais Alimentos. “Esses agricultores precisam desse impulso para que iniciem a processo produtivo”, disse. 
Lista
A coordenação do Mais Alimentos Internacional entregou ao embaixador cubano, Carlos Zamora, a lista precificada dos implementos solicitados por Cuba no último dia 24 de setembro. O Brasil vai liberar US$ 70 milhões (mais de R$ 141,5 milhões) para financiar a compra de máquinas e equipamentos agrícolas produzidos no País, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar e garantir a segurança alimentar cubana. 
O ministro Malmierca reconheceu o esforço do governo brasileiro, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para viabilizar o envio das máquinas.  Malmierca convidou o ministro Pepe para visitar o país caribenho e conhecer a experiência cubana de produção de alimentos em hortas hidropônicas urbanas e suburbanas e os modelos de cooperativas que podem servir de referência para os demais países da América Latina. 
Pepe Vargas convidou os representantes do governo de Cuba para que participem da XVIII Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul, em Porto Alegre (RS), de 11 a 15 de novembro de 2012. 
O Programa
O Mais Alimentos Internacional foi criado em 2010, a princípio como Mais Alimentos África. Atualmente, quatro países têm acordo firmado com o Brasil: Zimbábue, Moçambique, Gana e Cuba. O objetivo do programa é estabelecer uma linha de cooperação técnica que destaca a produção de alimentos pela agricultura familiar como caminho para segurança alimentar e nutricional dos países participantes. 
Aliada à cooperação técnica, a ação prevê o financiamento de tecnologia adaptada às realidades socioambientais da agricultura familiar local, como forma de ampliar a produção e a produtividade dos estabelecimentos rurais familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário