segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Curso de poda e condução no café arábica auxilia produtores de Ibitirama



Incaper

Nesta terça-feira (16), será realizado o curso de poda e condução no café arábica, no Córrego do Araçá, município de Ibitirama. A atividade, que contará com 15 produtores, é uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com o chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR), Aristodemos de Paiva Hassem, o curso tem o objetivo de apresentar a necessidade dos diversos tipos de poda para a lavoura do café. “A poda ajuda a reduzir o porte da planta, o que diminui os gastos na colheita. Ainda falta a tradição de podar o café arábica, o que já é comum para as lavouras de conilon. Por isso, precisamos incentivar o produtor a fazer a poda”, explicou Aristodemos. Ele também disse que a poda reinclui as lavouras velhas no processo de produção.

O curso será dividido em uma parte teórica, ministrada pelo extensionista Aristodemos, e outra em campo. Ao final da atividade, os participantes irão visitar uma lavoura de café onde já foi feita a poda a fim de averiguar o resultado final do processo. Na avaliação de Aristodemos, as tecnologias utilizadas no café arábica estão em fase ascendente no município. “Os produtores têm procurado cada vez mais tecnologias que podem melhorar a qualidade do seu produto”. Em Ibitirama, há cerca de mil produtores de café arábica, numa área total de 8.500 hectares. A produção anual é de 120 mil sacas.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incape

Nenhum comentário:

Postar um comentário