segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição


O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico.

Silvia Cristina Yannoulas; Samuel Gabriel Assis; Kaline Monteiro Ferreira
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Também foram analisados dados sobre os autores, utilizando a Plataforma Lattes e o Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos da pesquisa foram: a) propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal; b) estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) das formas que assume a mencionada relação na visão dos pesquisadores e pesquisadoras; e c) analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre a pobreza e a educação formal nessa produção científica. Os resultados mostram que há um interesse crescente na relação entre educação formal e situação de pobreza, com maior concentração das publicações nas áreas disciplinares de educação, economia, saúde e serviço social. A frequência com que o mesmo autor ou um mesmo grupo foi registrado é baixa, indicando uma alta rotatividade de interessados na temática. Os assuntos mais discutidos foram "Bolsaescola, Bolsa família ou outro programa de transferência de renda" e "exclusão social e desigualdade social". Foram encontradas 13 maneiras diferentes de se relacionar a educação e a pobreza, sendo prediminantemente: a "escolaridade como condição da mudança na situação de pobreza".
INTRODUÇÃO
Este artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza. Para tanto, considera os artigos publicados em bases abertas controladas - como a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e, complementariamente, o Google Acadêmico (Beta) -, e as dissertações e teses defendidas e incorporadas à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).
Na análise da documentação selecionada, entendeu-se que os programas de mestrado e doutorado constituem importante espaço de produção de conhecimento, pois a pesquisa científica assume um lugar privilegiado na sua origem e estruturação. Em contrapartida, as revistas incluídas na seleção analisada pertencem majoritariamente aos próprios programas de pós-graduação em educação e envolvem procedimentos de controle de qualidade do conhecimento por elas difundido.
Os objetivos desta pesquisa são: 1) Propiciar um levantamento (localização e sistematização) da produção científica elaborada no contexto das ciências sociais e humanas sobre a relação entre situação de pobreza e educação formal, considerando as produções publicadas em bases on-line no período compreendido entre 1999 e 2009; 2) Estabelecer uma tipologia (comparação e diferenciação) sobre como os pesquisadores e pesquisadoras interpretam essa relação; e 3) Analisar as questões de gênero, raça/cor e classe social (identificação e consideração) envolvidas na relação entre situação de pobreza e educação formal nessa produção científica.
A expectativa inicial do projeto foi a de que seus resultados facilitassem a definição de prioridades de pesquisa, apontassem lacunas ou áreas pouco exploradas e fortalecessem o estudo dessa temática pela academia brasileira. A relação entre situação de pobreza e educação formal é cara ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis), da Universidade de Brasília (UnB), pela sua inserção institucional no Departamento de Serviço Social e por sua preocupação com os aspectos educacionais da política social. Assim, faz parte dos esforços teóricos a tessitura de elos entre educação e serviço social.
OS ACHADOS DA PESQUISA: ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Utilizando como localizadores os vocábulos "educação" e "pobreza", foram identificados um total de 70 artigos nas bases abertas controladas, a saber, SciELO e Google Acadêmico (Beta); porém, foram considerados para análise apenas 36 deles.
Numa primeira triagem, alguns artigos foram descartados por não se enquadrarem no escopo da pesquisa (língua estrangeira, apresentar data de publicação anterior ao período pesquisado, reiteração nas bases consultadas, formato de entrevista ou resenha). Numa segunda triagem, foram descartados artigos que não contemplavam a temática principal da pesquisa (a relação entre educação formal e situação de pobreza), sendo que apenas citavam a palavra "pobreza", ou apenas referiam a "educação" como área de investimento, ou não estabeleciam uma clara relação entre o fenômeno educacional e a situação de pobreza.
OS ACHADOS DA PESQUISA: DISSERTAÇÕES E TESES APROVADAS
Como localizadores para realizar a procura na BDTD, também foram utilizados os vocábulos "educação" e "pobreza". Assim, a base de dados BDTD/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) apresentou 155 teses e dissertações que têm alguma vinculação aos temas pobreza e/ou educação, sendo selecionadas para análise 33 produções: 11 teses e 22 dissertações.
Primeiro foram eliminadas as dissertações e teses aprovadas fora do período considerado pela pesquisa. Em seguida, foi realizado um processo de seleção visando catalogar apenas aquelas produções que realmente se associavam ao tema da pesquisa (a relação entre educação formal e situação de pobreza) e descartando aquelas que apenas mencionavam a relação.
A seleção foi realizada da seguinte forma: primeiro, lia-se o resumo da tese ou da dissertação e também se observavam as palavras-chave, a fim de encontrar variáveis associadas à pesquisa. Depois, lia-se o sumário com a finalidade de encontrar questões trabalhadas nas teses ou nas dissertações que pudessem estabelecer alguma relação direta com o tema da pesquisa. Quando se encontrava em algum enunciado um tópico relacionado ao tema da pesquisa, era realizada a leitura integral do capítulo. Por fim, se não se encontrava nenhuma variável de pesquisa com os métodos anteriormente apresentados, lia-se a conclusão para verificar se de fato a tese ou a dissertação encontrada não estabelecia, mesmo que apenas superficialmente, uma relação entre educação formal e situação de pobreza.
OS ACHADOS DA PESQUISA: AUTORES E SEUS GRUPOS DE PESQUISA
Foi realizada uma busca na Plataforma Lattes e no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram recuperados os currículos Lattes correspondentes a 98 autores. Na ocorrência de um mesmo autor para várias produções, este foi contabilizado apenas uma vez.
Também foram localizados e analisados dados de 55 grupos de pesquisa nos quais esses autores estavam predominantemente engajados para realizar suas pesquisas. Em casos de dedicação de um mesmo autor a dois ou mais grupos de pesquisa, considerou-se apenas o grupo no qual o pesquisador desempenhava um caráter de líder ou, não sendo líder, aquele grupo no qual se inscrevia a produção selecionada. O propósito dessa etapa foi mapear cartograficamente o campo: onde estão os pesquisadores e as pesquisadoras da relação entre situação de pobreza e educação formal?

Silvia Cristina Yannoulas - Universidade de Brasília; Samuel Gabriel Assis - Instituto Federal de Brasília; Kaline Monteiro Ferreira- Universidade de Brasília

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