O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre a relação entre educação formal e situação de pobreza, a partir da procura em três fontes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) e o Google Acadêmico.
Silvia Cristina Yannoulas; Samuel Gabriel Assis; Kaline Monteiro Ferreira
Silvia Cristina Yannoulas; Samuel Gabriel Assis; Kaline Monteiro Ferreira
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INTRODUÇÃO
Na análise da documentação selecionada, entendeu-se que os programas de mestrado e doutorado constituem importante espaço de produção de conhecimento, pois a pesquisa científica assume um lugar privilegiado na sua origem e estruturação. Em contrapartida, as revistas incluídas na seleção analisada pertencem majoritariamente aos próprios programas de pós-graduação em educação e envolvem procedimentos de controle de qualidade do conhecimento por elas difundido.
OS ACHADOS DA PESQUISA: ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Utilizando como localizadores os vocábulos "educação" e "pobreza", foram identificados um total de 70 artigos nas bases abertas controladas, a saber, SciELO e Google Acadêmico (Beta); porém, foram considerados para análise apenas 36 deles.
Numa primeira triagem, alguns artigos foram descartados por não se enquadrarem no escopo da pesquisa (língua estrangeira, apresentar data de publicação anterior ao período pesquisado, reiteração nas bases consultadas, formato de entrevista ou resenha). Numa segunda triagem, foram descartados artigos que não contemplavam a temática principal da pesquisa (a relação entre educação formal e situação de pobreza), sendo que apenas citavam a palavra "pobreza", ou apenas referiam a "educação" como área de investimento, ou não estabeleciam uma clara relação entre o fenômeno educacional e a situação de pobreza.
OS ACHADOS DA PESQUISA: DISSERTAÇÕES E TESES APROVADAS
Como localizadores para realizar a procura na BDTD, também foram utilizados os vocábulos "educação" e "pobreza". Assim, a base de dados BDTD/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) apresentou 155 teses e dissertações que têm alguma vinculação aos temas pobreza e/ou educação, sendo selecionadas para análise 33 produções: 11 teses e 22 dissertações.
Primeiro foram eliminadas as dissertações e teses aprovadas fora do período considerado pela pesquisa. Em seguida, foi realizado um processo de seleção visando catalogar apenas aquelas produções que realmente se associavam ao tema da pesquisa (a relação entre educação formal e situação de pobreza) e descartando aquelas que apenas mencionavam a relação.
A seleção foi realizada da seguinte forma: primeiro, lia-se o resumo da tese ou da dissertação e também se observavam as palavras-chave, a fim de encontrar variáveis associadas à pesquisa. Depois, lia-se o sumário com a finalidade de encontrar questões trabalhadas nas teses ou nas dissertações que pudessem estabelecer alguma relação direta com o tema da pesquisa. Quando se encontrava em algum enunciado um tópico relacionado ao tema da pesquisa, era realizada a leitura integral do capítulo. Por fim, se não se encontrava nenhuma variável de pesquisa com os métodos anteriormente apresentados, lia-se a conclusão para verificar se de fato a tese ou a dissertação encontrada não estabelecia, mesmo que apenas superficialmente, uma relação entre educação formal e situação de pobreza.
OS ACHADOS DA PESQUISA: AUTORES E SEUS GRUPOS DE PESQUISA
Foi realizada uma busca na Plataforma Lattes e no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram recuperados os currículos Lattes correspondentes a 98 autores. Na ocorrência de um mesmo autor para várias produções, este foi contabilizado apenas uma vez.
Também foram localizados e analisados dados de 55 grupos de pesquisa nos quais esses autores estavam predominantemente engajados para realizar suas pesquisas. Em casos de dedicação de um mesmo autor a dois ou mais grupos de pesquisa, considerou-se apenas o grupo no qual o pesquisador desempenhava um caráter de líder ou, não sendo líder, aquele grupo no qual se inscrevia a produção selecionada. O propósito dessa etapa foi mapear cartograficamente o campo: onde estão os pesquisadores e as pesquisadoras da relação entre situação de pobreza e educação formal?
Silvia Cristina Yannoulas - Universidade de Brasília; Samuel Gabriel Assis - Instituto Federal de Brasília; Kaline Monteiro Ferreira- Universidade de Brasília
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