segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EM ANCHIETA - Unidades de Saúde mobilizadas contra o câncer de mama



As unidades de Saúde de Anchieta permanecem em uma mobilização especial contra o câncer de mama durante o mês de outubro. Em todas as unidades as agentes comunitárias de saúde realizam busca ativa por mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. Nas unidades, as mulheres recebem orientações para prevenção, detecção e encaminhamento de exames clínicos e mamografia. “O objetivo é alertar as mulheres sobre os fatores de risco do câncer de mama, e orientá-las para que façam exames clínicos periodicamente. Após os exames, se for constatada alguma alteração, há o encaminhamento para uma mamografia”, diz Mara Rúbia Pereira, enfermeira da ESF Centro 2.
Cada unidade de Saúde organizou a sua programação. Na Unidade de Saúde Centro 2, a que reúne o maior número de famílias do município, os profissionais instalaram dois estandes, e, a partir do dia 15 até o dia 31 de outubro, a equipe vai oferecer orientação e fazer os encaminhamentos de exames clínicos e mamografias. Nas demais unidades, a programação será realizada em dias específicos, conforme o calendário divulgado pela coordenação do Programa Saúde da Mulher. “Aproveitamos a oportunidade para alertar às mulheres quanto à importância de não faltar quando for agendada a mamografia”, diz a secretária de Saúde de Anchieta, Jaudete De Nadai.

Hereditariedade
A hereditariedade é responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.  Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá realizar. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama. Mulheres que se encaixem nesse perfil também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

Exame Clínico das Mamas
Quando realizado por um médico ou enfermeira capacitados, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial. Deve ser realizado uma vez por ano pelas mulheres entre 40 e 49 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou a qualquer momento por recomendação médica. É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é ligeiramente comprimida, de forma a garantir melhores imagens e melhor capacidade de diagnóstico.


Lei garante
Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. O texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos.

Prevenção
Alimentação saudável, atividade física, evitar fumo e outras drogas – essas são as recomendações para quem quer ter melhor qualidade de vida. “São essas também as recomendações para quem quer evitar doenças como o câncer de mama”, diz Mara Rúbia.

Programação:
ESF Centro II: do dia 15/10 a 31/10
ESF Centro III: 23/10
ESF RECANTO DO SOL: 31/1
ESF CHAPADA DO Á: 23/10 - manhã
ESF BELO HORIZONTE: 23/10 - tarde
ESF UBU: 22/10
Verifique a programação da sua unidade de Saúde



Programa de Saúde da Mulher
Jaqueline Grassi – (28) 3536-3061

Nenhum comentário:

Postar um comentário