terça-feira, 16 de outubro de 2012

EM COLATINA - Fórum Macrorregional Noroeste de Combate à Sífilis acontece nesta quarta-feira



Dia 21 de outubro é o Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita, e por isso o mês de outubro inteiro é dedicado à prevenção da doença. Para realizar o lançamento da Campanha Estadual de Combate à Sífilis, será realizado amanhã (17), no auditório do Sesc de Colatina, o Fórum Macrorregional Noroeste de Combate à Sífilis.
 
Profissionais da saúde que trabalham nos serviços de pré-natal, nas Coordenações Municipais de Aids e na Vigilância Epidemiológica participarão do evento, que irá contar com a presença de profissionais de vários municípios da região Noroeste capixaba.
 
O evento busca despertar nos profissionais envolvidos a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento adequado da sífilis e da sífilis em gestante, para a redução da transmissão vertical.
 
De acordo com a coordenação de DTS/Aids de Colatina, além da transmissão sexual, a sífilis pode ser congênita, ou seja, transmitida da mãe para o bebê. A transmissão vertical pode acontecer em qualquer momento da gravidez, provocando aborto espontâneo, morte fetal, prematuridade e recém-nascidos com sintomas da doença. O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante infectada são eficazes para a prevenção da sífilis congênita e devem ser oferecidos durante o pré-natal.
 
A programação do Fórum conta com palestras, mesas redondas, estudo de caso e apresentação de experiências bem desenvolvidas nos municípios. A organização do evento é da Coordenação Estadual de DST/Aids – SESA/ES, Coordenações Municipais de DST/Aids e Vigilância Epidemiológica DST/Aids.
 
Texto: Danyara Corona
_______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário