terça-feira, 16 de outubro de 2012

Emater-MG: desenvolvendo a agricultura familiar do Estado


postado há 22 horas e 11 minutos atrás

Por Marcelo Lana, Presidente da Emater-MG

O trabalho de assistência técnica e extensão rural prestado pela Emater-MG tem como foco o contínuo desenvolvimento de uma vocação de Minas Gerais: a agropecuária. Com um olhar que extrapola a produção de alimentos, que procura entender e tratar esta atividade também num contexto humano, social, cultural e ambiental, o extensionista trabalha pela qualidade de vida dos mineiros e por maior equidade entre as regiões do Estado.

E estamos falando de Minas Gerais, com sua vastidão de terras e características peculiares, que justificam a estratégia adotada pelo governador Antonio Anastasia de estruturar e consolidar as redes sociais de desenvolvimento integrado. A Emater-MG atua alinhada a essa diretriz, com o apoio do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Nossa grande capilaridade, com presença em 93% dos municípios de Minas, é sustentada pelas parcerias com os gestores políticos, nacionais e locais, com a sociedade civil e entidades de classe.

Na construção desta sinergia com a sociedade, nossos extensionistas têm como ponto de partida o diálogo, a valorização do saber e da experiência do produtor rural. A essa atitude se aliam conhecimento, inovação e tecnologia. Por isso, atualmente, os investimentos da Emater-MG estão concentrados na capacitação dos profissionais da Empresa e na modernização da infraestrutura de nossas Unidades, pois só assim chegaremos aonde estão os 79% de estabelecimentos rurais definidos como da Agricultura Familiar, responsáveis por 62% da ocupação no campo.

Em 2012 a Emater-MG adquiriu 236 veículos e mais 854 computadores. Os investimentos para essa aquisição foram de R$6,6 milhões. A compra dos carros e equipamentos faz parte de uma parceria da Emater-MG com os governos estadual e federal.

Os resultados da nossa assistência técnica e extensão rural estão em toda parte: nas mesas dos brasileiros, nas merendas escolares, nos estabelecimentos do varejo, nas estatísticas de emprego e renda, de comercialização, nos diagnósticos de preservação ambiental, saúde e segurança alimentar.

Nossos programas e projetos abarcam ações como: a melhoria da produtividade, a agregação de valor aos produtos, a gestão das propriedades, o atendimento às exigências da legislação e do mercado, além de fomentar o empreendedorismo, a associação e o cooperativismo. Esses programas e projetos são dirigidos ao produtor e à sua família, com especial atenção ao jovem rural, em busca de alternativas para a permanência e qualidade de vida no campo.

A gestão moderna e eficiente da Emater-MG, orientada pelo planejamento estratégico, aliado ao uso de ferramentas e indicadores de desempenho, tornou realidade o atendimento a 396 mil agricultores familiares em 2011, com previsão de atendimento, no ano de 2012, a 420 mil produtores. Mais do que esses números, o que a Empresa persegue é a excelência no desenvolvimento da agropecuária mineira, com sustentabilidade para a qualidade de vida no Estado.

A Emater-MG tem avançado com o governo de Minas Gerais, alinhada às suas estratégias e planos transformadores. Acreditamos na transformação com qualidade: na excelência da prestação da assistência técnica e extensão rural, na capacitação dos extensionistas e técnicos, nas condições de trabalho adequadas. Só assim podemos efetivamente colaborar para a Minas de todos os mineiros. O que nos impulsiona, a cada dia, nessa melhoria contínua, é a celebrada paixão, a garra e o engajamento dos nossos extensionistas e técnicos.

As informações são da Emater-MG, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário