terça-feira, 16 de outubro de 2012

Escritor de temas árabes é homenageado


Gilberto Abrão, autor de 'Mohamed, O Latoeiro', será patrono da 30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Autor, que já trabalha em sua terceira obra, foi eleito por votação na internet.

Aurea Santosaurea.santos@anba.com.br
São Paulo – O escritor curitibano Gilberto Abrão será o patrono da 30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que acontece de 23 de novembro a 02 de dezembro. O autor, que tem a cultura árabe como temática de suas obras, foi eleito ao posto em votação popular pela internet. Concorrendo com outros três escritores, Abrão foi escolhido com 1.379 votos.

Divulgação 
Abrão está escrevendo "Os manuscritos de Granada"
“Acho que meus dois romances tiveram um impacto muito bom por narrarem histórias sobre uma cultura considerada exótica pelos brasileiros”, destaca. O primeiro livro de Abrão, Mohamed, O Latoeiro, foi publicado em 2009, enquanto o segundo, O muçulmano e a judia , foi lançado no ano passado. “Tive uma resposta muito boa por parte do público. Meus votos vieram não só de Novo Hamburgo, mas também de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e até do exterior. Isto me deixou muito orgulhoso e feliz”, afirma.

O autor revela que já está trabalhando em mais um livro, que tem o título provisório deOs manuscritos de Granada. “É a história de um brasileiro que vai atrás das origens do pai, o qual ele não conheceu. Ele descobre que seu pai é de Andaluzia e vai até a Espanha. Na cidade de Albuñol, ele conhece um arabista que o leva até a casa na qual seu pai (do protagonista) nasceu. Nessa casa, eles descobrem um manuscrito em árabe, escrito por um escriba do último sultão de Granada. E este escriba era antepassado do protagonista”, conta o escritor.

Segundo Abrão, a trama mescla passagens da Idade Média, como a queda de Granada, com acontecimentos no tempo atual. “Até a linguagem do texto muda conforme a passagem do tempo”, explica. A obra deve ser finalizada até o fim deste ano e publicada em 2013.

Como patrono da feira de Novo Hamburgo, o autor participará da abertura do evento e realizará palestras sobre a cultura árabe e o islamismo. Ele também acompanhará os visitantes da feira e escritores de prestígio nacional que visitarem o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário